Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024
Defenda a Democracia!

Defenda a democracia!

Não à intervenção militar no Rio de Janeiro

O golpe que rompeu com a democracia no país, depondo uma presidenta eleita sem crime de responsabilidade, tem três objetivos que unificam a classe dos capitalistas: 1) realinhar o Brasil com os EUA – a entrega do pré sal e de outras riquezas é prova disto; 2) Retirar direitos da classe trabalhadora e rebaixar salários – como demonstram a reforma trabalhista, a terceirização e as campanhas salariais sem reposição da inflação e aumento real generalizadas no último ano.

O terceiro objetivo do golpe é reduzir os direitos políticos da classe trabalhadora e criminalizar os movimentos sociais. A intervenção militar no Rio de Janeiro é um passo importante para consolidar o estado de exceção utilizando as forças armadas contra a classe trabalhadora como já fizeram em outros momentos da história do Brasil. Em maio de 2017, no Ocupa Brasília, Temer convocou o exercito para reprimir a manifestação legitima contra as reformas destruidoras de direitos.

O governo golpista está utilizando a situação de insegurança e falência institucional do governo do Rio de Janeiro para dar uma falsa e temporária sensação de segurança, com objetivos espúrios e eleitoreiros. Até hoje, todas as operações militares no Rio de Janeiro resultaram na manutenção ou na piora do quadro de violência e criminalidade.

E as verdadeiras raízes dos problemas permanecerão intocadas ou até se aprofundarão, pois o verdadeiro enfrentamento requer política consistente e investimentos em segurança, mas também investimentos sociais e combate aos verdadeiros chefões do crime organizado que não habitam os morros do Rio de Janeiro.

Defender a democracia é tarefa da classe trabalhadora, a luta pelos direitos e pelas liberdades democráticas está totalmente ligada. Nada se conquista em regimes de exceção, estes servem somente aos donos do capital e geram injustiças, violência contra a população pobre, condenações sem provas e principalmente a destruição das entidades, movimentos e partidos que a classe trabalhadora construiu.

Não se deixe enganar e lute pela democracia!