Sábado, 18 de Maio de 2024
Carta aberta à população de Diadema: em defesa da vida, retorno seguro e com vacina!

Nos dirigimos a toda população de Diadema para reflexão sobre o retorno das aulas presenciais em meio a um aumento do número de casos da Covid-19 em nossa cidade, no Grande ABC e em todo país.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, cerca de 653 pessoas morreram por complicações no novo coronavírus (Sars-CoV-2) só em Diadema e cerca de 250 mil no Brasil. Diante desse cenário e da falta de ações dos governos Doria e Bolsonaro, a pandemia está cada vez mais fora de controle. Defendemos a testagem em massa da população e um plano efetivo de vacinação urgente.

Vivemos uma crise sanitária sem precedentes, os hospitais estão lotados, sem falar na escassez de vacinas e lentidão na vacinação de toda população!

Você sabia? Notícias dão conta de que existe um aumento no número de mortes de crianças por Covid-19 no Brasil. Já vimos o que está acontecendo em outras redes de ensino, e que as medidas sanitárias de prevenção à Covid-19 não estão garantindo a proteção e impedindo o risco de contágio. Temos acompanhado o relato de profissionais de Saúde que estão denunciando o aumento do número de casos entre jovens e crianças. Já são598 mortes de crianças em todo país.

A escola está preparada para receber alunos na pandemia? O retorno às aulas presenciais aumenta o risco de contaminação da comunidade escolar, expondo ao perigo da Covid-19 crianças, o professorado, funcionários de apoio e suas respectivas famílias. Boa parte das escolas públicas não está preparada, muitas vezes são prédios antigos e com ventilação comprometida. Sem condições de abertura neste momento.

Precisamos considerar que na comunidade escolar encontramos pessoas que estão no grupo de risco. E nós sabemos que a idade, além de doenças como diabetes e hipertensão são agravantes para a Covid-19. Os que não estão no grupo de risco convivem com familiares que são.

Por que somos contra a volta das aulas presenciais? O retorno às aulas presenciais, ainda que seja escalonado com rodízio e 35% dos alunos, pode provocar um aumento na contaminação e morte por conta da pandemia. A circulação de pessoas nas ruas representa também a circulação do vírus.

As professoras, professores e funcionários de apoio não se recusam a exercer suas funções, mas exigem que seus direitos à saúde e à vida sejam respeitados com fornecimento de equipamentos como computador ou tablets, e celular com pacote de internet.

Por que defendemos a vacina e a testagem em massa? Precisamos ter responsabilidade com as 33 mil crianças da rede de Diadema, garantindo o acesso à alimentação escolar de qualidade e com regularidade, boas condições de acesso ao ensino remoto, e a realização de testagem em massa da população de forma periódica para identificar os casos e combater a pandemia, além de lutar pela vacinação urgente de toda população.

Neste momento, é necessário manter o distanciamento físico. A gravidade da pandemia desaconselha aglomerações e qualquer atitude de flexibilização.

Que esta reflexão sirva de alerta sobre o retorno às aulas nas escolas antes da vacinação. Não podemos aceitar ações que coloquem vidas em risco!


Imprimir   Enviar para um amigo

Comentários

*Nome:
*Email:

*Comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Vídeos