Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024
Sindema marca presença no 7º Congresso da Confetam/CUT

Os diretores do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema Jandyra Uehara, Estela Baptista, Mara Neide, Ritchie Soares, Shédd Pegaz e Robson Carvalho, participaram como delegados do 7º Congresso Nacional da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), que ocorreu nesta sexta (5) e sábado (6) de forma virtual.

O evento foi realizado concomitantemente ao 2º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores Públicos Municipais (Conatram/CUT) e reuniu cerca de 313 delegadas e delegados de 18 estados (AL, BA, CE, ES, GO, MA, MG, MS, PB, PE, PR, RN, RO, RR, RS, SC, SE e SP) para eleição nova direção das confederações nacionais do ramo dos Servidores Públicos Municipais vinculadas à Central Única dos Trabalhadores.

Jucélia Vargas, secretária-geral da Confetam/CUT, agora substitui a professora Vilani Oliveira na presidência da entidade. Cícera Batista, secretária de Comunicação e Imprensa, foi eleita vice-presidente. Vilani assume o cargo na secretaria de Igualdade Racial.

O Sindema no 7º Congresso da Confetam/CUT
Jandyra, da direção plena, afirmou que a realização do congresso na atual conjuntura política, marcada por ataques brutais ao serviço público, apontou a firme disposição da entidade na construção da unidade e da articulação de lutas dos sindicatos municipais, do funcionalismo público de todo país. “Só a luta de classes, somente categorias organizadas e mobilizadas na defesa dos seus direitos e de um serviço público de qualidade podem derrotar o governo Bolsonaro e as políticas neoliberais que estão literalmente destruindo o Brasil”, disse.

A vice-presidente do Sindema, Estela Batista, considerou a realização do congresso produtiva. Ela acredita que o debate sobre a atual conjuntura política nacional do ponto de vista da defesa dos serviços públicos de qualidade foi muito esclarecedor. Estela também destacou a articulação das lutas em defesa dos direitos do funcionalismo e os desafios dos movimentos sindical e social. A presença de companheiras de todas as regiões do Brasil contribuiu para ampliar o debate, em sua avaliação.

Mara Neide, secretária-geral do sindicato, falou que é importante a presença do Sindema em um evento de tamanha envergadura como o 7º Congresso da Confetam/CUT. “Reunir servidoras e servidores públicos de todo o Brasil, em um momento de tantos ataques como o que estamos vivendo atualmente, é fundamental para que possamos discutir e organizar alternativas de luta”, declarou. Em sua opinião, “organizar a luta de forma nacional é fazer com que o funcionalismo ganhe atenção de toda população na luta por serviços públicos de qualidade para todas e todos”.

Shédd Pegaz, secretário do Administrativo e Financeiro da entidade, disse que diante do atual cenário imposto pela pandemia do novo coronavírus e a péssima condução do governo Bolsonaro no combate à pandemia, o lema ‘fora, Bolsonaro!’ foi principal toada do congresso. Shédd afirma que é preciso agir logo, uma vez que o país está demorando, com o povo morrendo de fome, de Covid-19, sem vacina, sem leitos nos hospitais, sem salários, sem empregos. Em sua opinão, não há perspectiva de país enquanto não tirarmos este governo genocida.

Por fim, Robson Carvalho, secretário de Imprensa, Comunicação e Formação do sindicato declarou que a troca de experiência foi muito produtiva. Robson destacou o debate sobre a reforma administrativa e o discurso unificado da categoria na luta pela a valorização da vida das trabalhadoras e trabalhadores, por melhores condições de trabalhos, vacinas para toda população e contra qualquer tipo de retrocesso contra o serviço público.

“É preciso dialogar com toda a população sobre a importância dos serviços e do funcionalismo, além de mostrar o descaso do governo Bolsonaro com o povo, porque, ao sucatear os serviços públicos e atacar as servidoras e servidores, quem perde somos nós. A população mais humilde que não terá mais acesso aos serviços. Temos que defender a Saúde, a Educação a Infra estrutura pública, gratuita, de qualidade e para todas e todos”, concluiu.