Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024
Vitória: ação da CIPA e do Sindicato suspende realização do Censo Epidemiológico em meio à fase crítica da pandemia

A pressão da CIPA e do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, e a mobilização da categoria deram resultado. Após apresentação da reivindicação da CIPA e de reunião da direção do sindicato com a Prefeitura de Diadema, realizada nesta terça-feira (16), foi determinada a suspensão do Censo Epidemiológico que estava previsto para esta quarta-feira (17).

Neste censo, seria realizada a testagem de todas e todos profissionais da Secretaria de Educação de Diadema, pessoas que estão no grupo considerado de risco, funcionárias e funcionários que prestam serviço em outra Secretaria, da rede conveniada e professores de Educação Física da Secretaria de Esportes.

A maioria destes servidores se encontra em teletrabalho, afastada das atividades presenciais nas escolas e demais setores, e não faria sentido ser testada nesta condição. Além do mais, a realização deste censo acarretaria na aglomeração de centenas de servidoras e servidores nos dois ginásios da cidade.

A CIPA da Educação e o sindicato defendem a realização das testagem preventiva e periódica em todas e todos os funcionários da PMD. Essa reivindicação foi pautada pelo Sindema junto à administração do ex-prefeito Lauro Michels inúmeras vezes no decorrer do ano passado, sem qualquer resposta.

Porém, avaliamos junto ao governo atual que promover a exposição, circulação e concentração de cerca de 4 mil servidoras e servidores que se encontram em teletrabalho poderia aumentar o risco de contaminação pelo coronavírus neste momento de agravamento da pandemia, com nossa cidade, estado e país registrando recordes de contaminação, ocupação de leitos e de mortes por conta da Covid-19.