Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024
Funcionalismo na base dialoga com direção do Sindema e apresenta reivindicações

© foto: Shedd Pegáz

Nas últimas semanas, a direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema esteve presente em diversos equipamentos da Prefeitura, em todas as regiões da cidade, para distribuir a última edição do Jornal do Sindicato (mês de abril), dialogar com as servidoras e servidores públicos municipais, e ouvir suas demandas e reivindicações.

Em todas as oportunidades, as diretoras e diretores do Sindema convocaram todas e todos para a segunda assembleia-geral da campanha salarial que acontece nesta sexta-feira (30), a partir das 18h, com segunda chamada prevista para às 18h30.

Secretário Administrativo e Financeiro do Sindema, Shedd Pegáz afirma que a distribuição do jornal “é uma ação importante do sindicato para dialogar com a categoria por que sem a organização e mobilização da base os resultados não virão”. Em sua opinião, “poder ouvir e receber as reivindicações da servidora e do servidor diretamente em seu local de trabalho é primordial”.

“Apesar da maioria dos setores estar em revezamento ou teletrabalho, os setores de serviços essenciais estão na linha de frente há mais de um ano”, comentou Shedd. “Pude constar que uma parte da categoria está com expectativa de que o governo apresente uma proposta satisfatória”, concluiu.

A edição deste mês do Jornal do Sindicato traz um editorial que fala da luta de classes no Brasil de Bolsonaro e dos problemas sociais que se agravaram com o avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). O texto aborda esses assuntos do ponto de vista do funcionalismo público e aponta possíveis caminhos com a organização da classe trabalhadora e dos movimentos sociais.

As principais reivindicações são: Fora, Bolsonaro; auxílio-emergencial para todas as famílias que precisam no valor de R$ 600; e vacinação para toda população urgente. A reforma administrativa proposta pelo governo Bolsonaro também é assunto desta edição. O Sindema acredita que este projeto é a destruição de todas as conquistas dos servidores públicos e da população brasileira desde a Constituição de 1988.

Outros temas são: prestação de contas da campanha salarial e a lista de itens da pauta prioritária de reivindicações; a campanha de solidariedade aprovada em assembleia para contribuir com colegas servidores atingidos economicamente pela pandemia; informações sobre o início da vacinação; demandas do Sindema nas áreas da Educação e Saúde; a vitória das servidoras e servidores secretaria de Assistência Social e Cidadania.