Domingo, 05 de Maio de 2024
Abono regência: vitória das trabalhadoras e trabalhadores da Educação

Nesta quinta-feira (20), o gabinete da Secretaria de Educação da Prefeitura de Diadema publicou a circular nº 116/2021, encaminhada a todas as direções escolares, suas respectivas vices, além de professoras e professores da rede municipal de Ensino, que trata do ‘abono regência’ – cujo pagamento foi interrompido em 2020 sob a alegação da situação imposta pela pandemia da Covid-19.

O documento, assinado pela secretária Ana Lúcia Sanches, afirma que “após consultas ao jurídico e adequações construídas juntamente com o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema para a garantia deste direito em situação de trabalho docente remoto, a Secretaria de Educação retoma o pagamento deste benefício para todas e todos os professores, sendo considerado o mês de maio como referência para crédito em 30 de junho”.

Esta é mais uma reivindicação da categoria que é alcançada após muita luta e mobilização da categoria junto ao Sindema, que sempre defendeu este pagamento mesmo em época de pandemia, por entender que a regência de aula continuou a existir mesmo com ensino de forma remota (online).

De acordo com o Estatuto do Magistério, têm direito ao abono regência todas e todos os professores que “estão em regência de sala”, apresentarem 100% de frequência correspondente à docência por período mensal ou limitar sua ausência durante o período mensal à falta abonada”.

O Sindema reafirma seu compromisso com a luta em defesa de todas e todos os profissionais da Educação, bem como com as demais servidoras e servidores públicos municipais de outras áreas da Prefeitura de Diadema. Valeu a nossa luta!