Domingo, 28 de Abril de 2024
Sindema participa do Congresso Acadêmico da Unifesp 2021: Universidade em defesa da vida

Nesta quinta-feira (24), Ritchie Soares, presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, participou de forma virtual da VII edição do ‘Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo’ e falou da importância da parceria que o sindicato mantém com a instituição de ensino. Este ano, o Congresso Acadêmico da Unifesp tem como tema: Universidade em Defesa da Vida.

De acordo com informações divulgadas no site da entidade, o tema se justifica diante do cenário em que vive o Brasil e o mundo com a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) que já matou mais de 3,8 mi de pessoas, sendo mais de 500 mil só em nosso país.

“Estes números têm crescido de forma alarmante, diariamente, em nosso país, levando ao colapso do nosso Sistema de Saúde. Por outro lado, vemos uma valorização e reconhecimento do trabalho das universidades e institutos públicos de ciência e tecnologia, que se mostraram essenciais para ações de resistência e de luta contra a pandemia, em conjunto com o nosso SUS”, diz o texto que pode ser lido na íntegra aqui.

Em sua fala representando o Sindema, Ritchie declarou que o curso Articula Tecnologia tem sido um elo muito importante para as servidoras e servidores municipais de Diadema com a universidade desde o iníco desta parceria.

“Nós tínhamos uma demanda real. Com o início da pandemia nós precisávamos salvar vidas. Funcionários dos mais variados setores da Prefeitura de Diadema precisavam de uma preparação para fazer essa modalidade de teletrabalho, que foi a maneira encontrada para que os serviços da PMD não parassem. E essa parceria com a Unifesp possibilitou a qualificação profissional para que esses servidores pudessem exercer suas funções da maneira mais qualificada possível e preservar a sua vida”, disse.

Elaine Cruz, professora da Unifesp, comentou sobre os benefícios da parceria da instituição com o Sindema. Em sua opinião, a possibilidade do contato direto com a universidade e pesquisadores que pesquisam os temas atuais: Covid-19, tecnologias, entre outros. Além de oferecer cursos em variados temas demandados pelo próprio funcionalismo público de Diadema para suprir necessidades urgentes da prática na função pública.

A professora também destaca o desenvolvimento profissional da equipe envolvida na elaboração do curso, a aquisição prática de conhecimentos tecnológicos pelos cursistas sindicalizados que estão em teletrabalho, que impactará na melhoria da qualidade dos serviços ofertados em Diadema e a partilha de conhecimento com os acadêmicos (pesquisadores, docentes, técnicos administrativos e estudantes).