Sábado, 27 de Abril de 2024
Em Diadema, ato inter-religioso homenageia os mortos e as famílias vítimas da Covid-19

Na noite desta sexta-feira (25), em frente à igreja matriz de Diadema (paróquia Imaculada Conceição), na praça Padre Agostinho Bertoli, um grande ato ecumênico homenageou as mais de 500 mil vítimas da Covid-19 no Brasil e suas respectivas famílias.

A manifestação inter-religiosa reuniu mais de 100 pessoas do ‘Movimento Fé' e Política do ABC’, das igrejas Católica e Metodista, além do Movimento Negro Unificado, sindicatos da Central Única dos Trabalhadores com base no ABC paulista e partidos políticos.

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema fortaleceu o ato. Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores e diretora do Sindema, lembrou que “essa semana, durante a CPI da Covid, um cientista disse que dos mais de 500 mil mortos na pandemia aqui no Brasil, cerca de 400 mil poderiam estar vivos”.

“Essas pessoas, muitas delas nossos familiares e amigos, poderiam estar entre nós se não fosse a política genocida de Jair Bolsonaro. Em nome de todos esses que se foram, nós não podemos parar de lutar. Essa luta é fundamental para a gente honrar a memória de mais de meio milhão de brasileiras e brasileiros. Desejo que este ato aqui hoje possa trazer luz a essas trevas que estamos vivendo”, declarou.

Também estiveram presentes a vice-prefeita de Diadema Patty Ferreira, os vereadores Neno e Zé Antônio, além do frei Márcio Vidal, da ordem Santo Agostinho da igreja Católica; Ronaldo Machado, do movimento Fé e Política do ABC; o pastor Luiz Eduardo Prates, da igreja Metodista; e Charlene Silva, representando todas e todos os muçulmanos e o movimento Negro Unificado.

Se você quiser assistir o vídeo da manifestação, basta clicar aqui. A galeria de fotos do ato está aqui.