Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024
Sindicato defende e vota pelas 30 horas para a enfermagem na 11ª Conferência Municipal de Saúde

O Sindema está sendo vítima de notícia falsa nas redes sociais. Esperamos que por desconhecimento, uma servidora da saúde, que participou da 11ª. Conferencia Municipal de Diadema no sábado, dia 7 de agosto, postou nas redes sociais que uma suposta representante do “Sindicato dos Trabalhadores de Diadema, a Andrea” juntamente com uma ”enfermeira gestora Izabel” teriam pedido para excluir a proposta de redução da jornada de trabalho da enfermagem para 30 horas.

Em primeiro lugar esclarecemos que não há nenhuma pessoa de nome Andrea na diretoria do Sindema.

De acordo com as regras da Conferência participaram 112 delegados/as, eleitos/as  nas pré conferências,  sendo:
50% usuários: 56 (cinquenta e seis) delegadas (os);
25% trabalhadores: 28 (vinte e oito) delegadas (os);
25% gestores e prestadores de serviços de saúde: 28 (vinte e oito) delegadas (os);
24 (vinte e quatro) conselheiras(os) municipais de saúde de Diadema.

Portanto, na Conferência participaram 28 trabalhadores/as eleitos pelos seus pares nas pré- conferências, e que não representantes do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema.  Infelizmente, mesmo entre os trabalhadores e trabalhadoras, sempre há quem defenda a posição dos gestores e patrões. Por isso mesmo, é preciso muito cuidado quando se elege representantes dos trabalhadores diretamente, sem passar pelo Sindicato. Cabe ressaltar que o pessoal terceirizado da SPDM também pode se eleger delegados/as.

Para  contrapor o argumento da gestora Izabel que propôs retirar a moção das 30 Horas do debate da Conferência Municipal, a diretora do Sindema, Ana Maria dos Santos,  argumentou que “ não precisa ter uma lei federal para a implantação  das 30 horas para os servidores municipais da enfermagem, pois o município tem a prerrogativa de criar sua lei e implementar as 30hs, mas o que falta aqui é vontade política.”

Como pode ser comprovado na gravação da Conferência, o voto de Ana Maria dos Santos e de Estela Batista, estas sim representantes do Sindicato, na votação foi A FAVOR da moção que defendia as 30 horas da Enfermagem.

A aprovação da moção das 30 horas seria muito importante como um “compromisso político” da Conferência Municipal com as 30 horas para a enfermagem  mas sabemos  que tanto na esfera municipal como na esfera federal, é só com a mobilização e a pressão da categoria organizada que é avançamos nas conquistas e garantimos direitos!  Essa é a história da luta  da classe trabalhadora: direitos e conquistas são sempre resultado da luta coletiva dos/as trabalhadores/as!

30 Horas para a enfermagem e piso salarial nacional é a posição do Sindema, da CUT e de todas as entidades que lutam pela Saúde em Diadema e no Brasil. Essa é nossa luta! Vamos juntos/as! Juntos/as somos fortes!