Terca-Feira, 07 de Maio de 2024
Com retorno às aulas presenciais, casos de Covid-19 começam a aparecer na Educação

Depois da cobrança do Sindema, Secretaria da Educação corre com a publicação da Circular GAB SE 198/2021 e Orientação Técnica nos Casos e Surtos de Covid-19 em Instituições Escolares (Versão 01 :17/08/2021).

*Este texto foi editado às 18h25 desta quinta-feira (19)

Os casos de Covid-19 entre as professoras e professores na Escola Municipal Ministro Francisco de Paula Quintanilha confirmam as denúncias que o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema já tinha feito: o retorno presencial às aulas sem o ciclo de imunização completo de todas e todos profissionais da Educação, sem as condições sanitárias necessárias, sem protocolos claros por parte da Secretaria da Educação, sem transparência e sem critérios claros sobre notificação e condições de isolamento, colocam em risco a vida das trabalhadoras e trabalhadores da Educação e de toda a comunidade escolar.

O sindicato recebeu denúncia também que professores de Artes e Educação Física estão entre os casos confirmados de contaminação e que, embora lecionem em mais de uma turma, apenas uma sala foi dispensada para cumprir o isolamento. Outros casos suspeitos estão aguardando confirmação em mais duas da rede municipal de ensino.

Depois do Sindema cobrar a Secretaria da Educação por não ter regulamentado o que consta na Circular GAB SE 162/2021, de 26 de julho de 2021, agora no final da tarde a Secretaria  correu para publicar a Circular GAB SE 198/2021 e Orientação Técnica nos Casos e Surtos de Covid-19 em Instituições Escolares (Versão 01 :17/08/2021).

Na terça-feira, 17 de agosto, um documento foi protocolado pelo Sindema junto à Administração Municipal e ao presidente da Câmara Municipal, denunciando a falta de procedimentos e protocolos claros por parte da SE e exigindo a publicação  imediata de procedimentos e protocolos que serão adotados nas escolas municipais, conforme compromisso que consta na Circular GAB 162/2021, para atuação conjunta das escolas da rede municipal de ensino, SE e Secretaria de Saúde, de acordo com as orientações expressas no Plano de Contingência Municipal para Enfrentamento da COVID-19.

Somente com a antecipação da segunda dose da vacina para todas e todos trabalhadores da Educação, com condições sanitárias adequadas, com o acompanhamento e testagem  periódica de profissionais da Educação, com a publicização e transparência dos casos confirmados e/ou suspeitos de Covid-19 nas unidades escolares, para toda a comunidade escolar e para o sindicato, podemos evitar a proliferação do vírus e a contaminação em massa de trabalhadoras e trabalhadores da Educação, da comunidades escolar e da população de Diadema.

*Erramos: inicialmente, nós publicamos este texto citando também a Escola Municipal Zilda Gomes como sendo um dos locais com caso de Covid-19 confirmado. Corrigimos o texto assim que percebemos o erro. A única escola com caso de Covid-19 confirmado foi a Escola Municipal Ministro Francisco de Paula Quintanilha.