Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024
Vitória da luta! PMD anuncia antecipação da segunda dose da vacina anti-covid para profissionais da Educação!

Na noite desta quinta-feira (19), em sua live quinzenal, o prefeito e as secretarias da Educação e Saúde anunciaram a antecipação da segunda dose da vacinação para todas e todos trabalhadores da Educação.

Segundo informações divulgadas pela PMD e jornais da região, para tomar a segunda dose (D2) e completar o esquema vacinal não é necessário agendamento. Basta a servidora ou ser vidor da Educação comparecer das 8h30 às 16h, de preferência na unidade onde tomou a primeira dose (D1), ou no Quarteirão da Saúde munido do documento pessoal com foto e do Cartão de Vacinação com registro da D1 AstraZeneca/Fiocruz.

Ainda nesta quinta-feira (19), depois da cobrança do Sindema, a Secretaria da Educação correu com a publicação da Circular GAB SE 198/2021 e Orientação Técnica nos Casos e Surtos de Covid-19 em Instituições Escolares (Versão 01: 17/08/2021).

Na terça-feira, 17 de agosto, um documento foi protocolado pelo Sindema junto à administração municipal e ao presidente da Câmara Municipal, denunciando a falta de procedimentos e protocolos claros por parte da SE para os casos de casos confirmados e suspeitos de Covid-19 nas escolas, a contaminação confirmada de profissionais da rede após o retorno presencial as aulas.

Neste documento, o Sindema exigiu também a publicação imediata de procedimentos e protocolos que serão adotados nas escolas municipais, conforme compromisso que consta na Circular GAB 162/2021: a antecipação da segunda dose da vacina para todas e todos trabalhadores da Educação, condições sanitárias adequadas nas escolas, o acompanhamento e testagem periódica de profissionais da Educação e a publicização e transparência dos casos confirmados e/ou suspeitos de Covid-19 nas unidades escolares, para toda a comunidade escolar e para o sindicato, para evitar a proliferação do vírus e a contaminação em massa de trabalhadoras e trabalhadores da Educação, da comunidade escolar e da população de Diadema.

Nossa mobilização tem que continuar cada vez mais forte para garantir a suspensão das aulas presenciais até que se complete o ciclo de imunização das e dos trabalhadores da Educação! A luta continua! Junt@s somos fortes!

Confira as ações que o Sindema promoveu desde a publicação do decreto que determinou o retorno presencial as aulas nas escolas da rede municipal:
- Assembleia dia 30
- Entrega de boletim nas escolas da rede e diálogo com servidores da educação
- Informe ao governo da posição da categoria contra o retorno presencial as aulas sem imunização completa e sem condições sanitárias e demanda de mesa setorial urgente
- Vistoria nas escolas de 02 a 06 de agosto da rede municipal
- Distribuição  de 10 mil panfletos com o Informe do Sindicato aos Pais sobre o retorno presencial, nas escolas de ensino fundamental e nos centros dos bairros, com o objetivo de alertar a população sobre os riscos do retorno presencial sem a imunização completa dos profissionais da educação e sem cumprimento dos protocolos sanitários
- Assembleia dia 06
- Dossiê enviado ao prefeito, secretário de Governo e SE com denúncias sobre as condições das escolas que colocam em risco e inviabilizam protocolos sanitários
- Boletim informando servidores sobre a decisão da Assembleia do dia 06/08
- Panfletos aos pais informando sobre a paralisação dos trabalhadores da Educação do dia 10 de agosto contra o retorno presencial as aulas sem imunização completa e sem condições sanitárias
- Faixas nas 19 escolas do fundamental informando paralisação 10 de agosto
- Paralisação da Educação: ato no Paço e reunião da Mesa Setorial da Educação
- Boletim com foco na saúde informando sobre terceirização na saúde e denunciando situação do retorno presencial na educação - convocando assembleia e informando sobre dia 18. Impresso e distribuído na Saúde
- Novo boletim informando sobre a reunião da Mesa e ato chamando ato na CMD (digital)
- Ato na CMD e uso da tribuna: denúncia retorno presencial sem condição sanitária e sem vacinação completa. Diálogo com vereadores para compromisso com a pauta da antecipação da segunda dose para trabalhadores da educação

- Protocolo no MPT pedido de instauração de inquérito civil
- Assembleia Geral da Categoria dia 13 de agosto
- Adesão à greve nacional das servidoras e servidores públicos contra a Reforma Administrativa no dia 18 de agosto
- Ato na Matriz de Diadema no dia 18 de agosto contra a Reforma Administrativa, contra a terceirização da Saúde em Diadema e contra o retorno presencial as aulas sem a imunização completa das e dos trabalhadores da Educação, e sem condições sanitárias adequadas e de segurança
- Denúncia sobre a falta de procedimentos e protocolos nas escolas municipais de Diadema frente aos casos confirmados e em investigação de Covid-19 entre profissionais da Educação requerendo a antecipação da imunização dos trabalhadores da Educação  para a Administração Municipal, presidência da CMD e nas redes sociais

Fortaleça o seu, o nosso sindicato! Só a luta e a mobilização garantem conquistas!