Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024
Direção do Sindema participa de apresentação de projeto sobre democracia, Direitos Humanos e segurança na ação sindical

A diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema participou nesta quinta-feira (30) de uma apresentação sobre um projeto da Secretaria Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores sobre democracia, Direitos Humanos e segurança na ação sindical.

Marcelo Buzetto, da assessoria da SNPSDH da CUT nacional, e José Antonio Burato, ex-sargento da Polícia Militar e especialista em segurança pública apresentaram este projeto que produziu um manual que trata da segurança em ambientes digitais e outro sobre segurança preventiva para dirigentes sindicais.

Buzetto afirmou que a SNPSDH esteve em contato com diversos sindicatos, federações e confederações da base da CUT de todo Brasil para produzir esses manuais, além do livro ‘Democracia e Direitos Humanos no Brasil: a ofensiva das direitas (2016/2020)’, que é uma coletânea de 12 artigos.

“A ideia do projeto é tentar analisar um pouco a conjuntura política nacional e os desafios que estão colocados para o movimento sindical diante da ofensiva da direita no Brasil nos últimos anos”, declarou.

Por sua vez, Burato apresentou o manual de segurança preventiva para dirigentes sindicais e comentou sobre a importância de cada sindicato “pensar em ações antes que elas aconteçam”. Em sua opinião, “um dos motivos para esta preocupação são os constantes ataques que vêm acontecendo contra as sedes dos sindicatos e aos militantes”.

“Aqui no Brasil nós temos um histórico de hostilidades contra as organizações que representam a classe trabalhadora. Os movimentos sindical e social têm sofrido uma criminalização com objetivo de desqualificar e desmobilizar as massas, diminuindo a capacidade de luta da classe trabalhadora. Além dos assassinatos de lideranças políticas, sociais e comunitárias – do campo e da cidade – de norte a sul do país”, disse.

Jandyra Uehara Alves, secretária Nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) fez a apresentação do livro. Jandyra afirma que este trabalho “é uma tentativa de estimular a reflexão sobre a origem e o desenvolvimento do chamado bolsonarismo em suas múltiplas formas e tendências”.

“A publicação é resultado do projeto Democracia, Direitos Humanos e Segurança na Ação Sindical, coordenado pela secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, com apoio do Solidarity Center, um histórico parceiro do movimento sindical brasileiro. O projeto assegurou a realização, entre 2019 e 2020, de três seminários de estudo sobre o pensamento conservador e a Nova Direita no Brasil, seus principais ideólogos e suas principais organizações, bem como sobre a influência e a relação do bolsonarismo entre os militares e as forças policiais”, comentou.

Jandyra explica que o livro reúne um conjunto de artigos de pesquisadores (mestres e doutores), professores universitários e lideranças políticas progressistas que têm procurado elaborar um projeto democrático e popular na área da Segurança Pública.

“Buscamos juntar aqueles que estão pesquisando e publicando textos e livros sobre o tema, e com quem teve uma experiência que traga uma contribuição fundamental para o entendimento da atual conjuntura política nacional, desvendando as relações entre a Nova Direita e as milícias, as Forças Armadas e as forças policiais, bem como alguns desafios da esquerda para enfrentar esta situação”, completou.

Para acessar o livro, clique aqui.


Imprimir   Enviar para um amigo

Comentários

*Nome:
*Email:

*Comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Vídeos