Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024
Em assembleia setorial, servidoras e servidores da Saúde se organizam na luta contra terceirização da gestão das UBSs

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema realizou na noite desta quinta-feira (30) uma assembleia setorial que reuniu trabalhadoras e trabalhadores, servidores públicos, da Saúde do município. Em pauta: a organização da categoria e a luta contra a terceirização da gestão de todas as Unidades Básicas de Saúde.

Ritchie Soares, presidente do Sindema, abriu a atividade fazendo um balanço da atuação do sindicato desde que teve início o novo contrato de gestão entre a Prefeitura de Diadema e a SPDM.

Em 8 de agosto, o sindicato divulgou um editorial denunciando a privatização da Saúde. O texto pode ser lido na íntegra clicando aqui: Decretos da Prefeitura apontam para privatização da Saúde em Diadema.

Nas semanas seguintes, a direção do Sindema esteve em todas as Unidades Básicas de Saúde de Diadema para dialogar com as servidoras e servidores municipais e distribuir uma cartilha sobre a PEC 32. Esta cartilha foi produzida pelo Sindema em parceria com a CUT-RS e tem como objetivo denunciar o ataque aos direitos do funcionalismo de todo Brasil e a destruição dos serviços públicos.

Em todos os locais de trabalho visitados, as diretoras e diretores do sindicato, e a ex-presidente Kátia Vassoler, conversaram com a categoria sobre o avanço da privatização nos equipamentos de Saúde da PMD, que está usando mecanismos legais criados pelo governo anterior para acelerar a implantação das OSs na Saúde no município de Diadema. O Sindema é totalmente contrário à implantação das OSs na Saúde, pois elas representam o desmonte do serviço público e do SUS.

No início de setembro, o Sindema promoveu um debate sobre a terceirização da Saúde em Diadema com a participação de Ritchie Soares, atual presidente do sindicato, e dos ex-presidentes Kátia Vassoler, Jandyra Uehara (Executiva nacional da CUT), e Neno Silva (vereador de Diadema). Um jornal trazendo informações sobre este assunto também foi produzido e entregue à categoria em todos os equipamentos da PMD.

No dia 10 de setembro, o Sindema realizou uma plenária com servidoras e servidores públicos, profissionais da área da Saúde, para um debate sobre a terceirização no município. A categoria reivindiva uma resposta da PMD ao ofício do Sindema (nº 227/2021), que diz respeito ao contrato de gestão entre a PMD e a SPDM, além da realização urgente de uma reunião entre a diretoria do sindicato, representantes do governo e da Secretaria de Saúde.

A pauta de luta aprovada durante esta plenária exige da PMD um projeto que reverta a terceirização da Saúde; a realização urgente de um concurso público para contratação de profissionais da Saúde; que a PMD apresente um plano de carreira para todas e todos os trabalhadores da Saúde; a jornada de 30 horas para profissionais da Enfermagem; e a representação por local de trabalho com garantia de permanência no local e dispensa para reuniões.

Como encaminhamento desta plenária, foi a vez das servidoras e servidores públicos de Diadema ocuparem a Câmara Municipal. Então, na sessão ordinária do último dia 16, o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Ritchie Soares, fez uso da tribuna e levou aos parlamentares da cidade a pauta de reivindicações das trabalhadoras e trabalhadores da Saúde, aprovada durante assembleia.

Durante sua intervenção na tribuna da CMD, Ritchie disse aos vereadores que esta iniciativa foi aprovada pela categoria com objetivo de dialogar com o poder Legislativo. “Viemos aqui hoje com o objetivo de trazer as reivindicações dos profissionais da Saúde contra a terceirização. Em nosso entendimento, quanto mais se terceiriza, pior fica a situação do serviço público e isso se reflete no atendimento para a população”, disse.

De acordo com Ritchie, “este entendimento condiz com a sensação dos moradores da cidade de que a Saúde é um dos serviços que mais precisa melhorar”. “E isso tem a ver com a terceirização. Um dos principais motivos pelos quais a gente combate a terceirização na Saúde e em todas as áreas de interesse social, porque ela sucateia as relações de trabalho e piora a qualidade do atendimento”, declarou.

Além da prestação de contas das últimas ações do sindicato, a plenária desta quinta também serviu para a direção pudesse ouvir as trabalhadoras e trabalhadores da Saúde. O Sindema segue trabalhando para que todas as reivindicações da categoria sejam atendidas pela administração municipal.

Nos próximos dias, uma edição especial do Jornal do Sindicato será distribuída nos equipamentos da PMD. Esta edição especial irá trazer um histórico da luta das servidoras e servidores públicos municipais contra as tentativas de terceirização dos serviços públicos de Diadema.