Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024
No DF, Estela Baptista representa Sindema na Semana Nacional de Luta das e dos ACEs e ACSs

Convocada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), aconteceu esta semana – entre os dias 4 e 6 de outubro – a Semana Nacional de Lutados Agentes de Combate às Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

Esta mobilização reuniu representantes de federações e sindicatos filiados de todo Brasil em defesa da aprovação das propostas de emenda à Constituição nº 22/11, que trata sobre o reajuste do piso salarial dessa categorias, e nº 14/21, que trata da aposentadoria especial.

Estela Baptista, vice-presidente do Sindema, esteve em Brasília durante esses três dias representando todas e todos os agentes comunitários de Saúde de Diadema e ajudou nas manifestações e pressão em cima dos deputados.

Ela disse que “foi um momento muito enriquecedor estar na capital federal na luta com companheiras e companheiros de todo país durante essa semana trocando experiência e se unindo na mesma luta”.

Na segunda-feira (4), aconteceu uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional das e dos ACEs e ACSs, data celebrada todo 4 de outubro. Do lado de fora do Congresso Nacional, mobilização das e dos servidores públicos municipais de todo país para convencer os parlamentares a aprovarem as PECs 22/11 e 14/21.

Terça-feira (5), convocada pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, aconteceu uma audiência pública para discutir a viabilidade de aprovação das PECs.

Como no dia anterior, continuou a mobilização das e dos servidores públicos municipais de todo país para convencer os parlamentares a aprovarem as PEC do reajuste do piso salarial e da aposentadoria especial.

Por fim, um grande ato público de unidade das e dos ACEs e ACSs aconteceu nesta quarta-feira (6) ocupando as ruas de Brasília para dialogar com a sociedade sobre as reivindicações dessas duas categorias que exercem uma função essencial na linha de frente do Sistema Único de Saúde.

Luta contra PEC 32
Além da luta pela aprovação das PECs do reajuste do piso nacional e da aposentadoria especial, as servidoras e servidores públicos municipais de todo Brasil também protestaram em Brasília essa semana contra a PEC 32, conhecida como reforma administrativa.

A vice-presidente do Sindema afirma que “não lutar contra a PEC 32 e querer aprovação das PECs 22/11 e 14/21 seria em vão, uma vez que a reforma administrativa é o desmonte do serviço público como a gente conhece”.

“Nós temos que lutar contra a PEC 32 porque ela tem ser barrada no Congresso Nacional”, declarou. De acordo com Estela, muitos parlamentares se comprometeram a votar contra e reforma administrativa.