Quarta-Feira, 01 de Maio de 2024
Terceirização da gestão das UBSs: direção do sindicato dialoga com profissionais da Saúde

O presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Ritchie Soares, acompanhado da ex-presidente Katia Vassoler, esteve na Unidade Básica de Saúde Promissão na tarde desta quarta-feira (6) para dialogar com as servidoras (administrativo, auxiliares de Enfermagem, enfermeiras e psicólogas) sobre a terceirização da gestão das UBSs e sobre a reforma administrativa.

Ritchie explicou para as trabalhadoras da Saúde que a direção do Sindema tem feito o trabalho de ir em todas as UBSs conversar com categoria, prestar contas das ações do sindicato, esclarecer dúvidas, receber demandas e encaminha-las, além de organizar a categoria no sentido de mobilizar todas e todos os servidores – não apenas da Saúde, mas também de todos os outros setores da Prefeitura de Diadema – no sentido de lutar contra a precarização das relações de trabalho.

Outras conversas como esta aconteceram nas UBS Jardim das Nações, Nova Conquista e Vila Paulina. Em todas elas, o sentimento das servidoras e servidores de que falta comunicação por parte da PMD com o departamento de Recursos Humanos. São muitas as reclamações de falta de transparência e falta de diálogo com o funcionalismo.

O presidente do Sindema disse para as servidoras que desde o início, quando se tornou público o novo contrato de gestão das UBSs da PDM com a SPDM, a diretoria do sindicato tem denunciado esta terceirização e lutado para garantir a lotação de todas e todos os servidores. Ritchie reafirmou a posição do Sindema de que “a forma de ingresso ao serviço público que nós defendemos é através do concurso públicos”.

“Nossa luta é para que este processo de terceirização seja revertido. Nós defendemos a realização de concursos públicos como única forma de ingresso ao serviço público. Porque nós sabemos que a terceirização precariza as relações de trabalho e a lógica do mercado é apenas obter lucros. Nós não podemos admitir que a Saúde seja tratada como mercadoria”, declarou.

Ritchie também falou da luta para que a PMD apresente um plano de cargos, salários e carreira para o funcionalismo municipal, citou a defesa das 30h para profissionais de Enfermagem e falou das negociações para que haja uma representação dos trabalhadores em todos os equipamentos da Prefeitura. Segundo o presidente do Sindema, esta é uma garantia de que a categoria possa se organizar e fazer as lutas nos locais de trabalho.

“Queremos fazer essa discussão em todas as UBSs e não só na Saúde. Precisamos mostrar força e unidade para avançar nas conquistas que nós almejamos. A terceirização na Saúde prejudica o Instituto de Previdência de Diadema e essa é uma pauta do conjunto do funcionalismo público municipal”, concluiu.