Domingo, 28 de Julho de 2024
Municipais de Diadema se dirigem à população e pedem apoio na Campanha Salarial por reposição salarial e valorização profissional

As funcionárias e funcionários públicos municipais de Diadema divulgam carta aberta ao povo diademense por ocasião do início da Campanha Salarial 2022. O funcionalismo público da cidade luta por reposição salarial e valorização profissional. Confira abaixo a íntegra do documento.

TRABALHADORAS E TRABALHADORES DA PREFEITURA DE DIADEMA NA LUTA POR REPOSIÇÃO SALARIAL E VALORIZAÇÃO!

Nós, funcionárias e funcionários públicos municipais de Diadema, estamos em Campanha Salarial lutando por reposição salarial e valorização profissional.

Todos os dias vemos os preços subirem no mercado, no posto de gasolina, no transporte público e em todo o comércio.

A inflação corrói os salários e toda a classe trabalhadora vem sofrendo seus efeitos: a gasolina aumentou quase 50%, a energia elétrica subiu 20%, o gás de cozinha aumentou 36% e já passa dos 100 reais. Isso sem falar na inflação do preço dos alimentos que mesmo num cenário de desemprego, fome e pandemia não para de subir! Enquanto isso, o governo Bolsonaro arrecada mais e corta recursos destinados à saúde, educação, previdência e assistência social, aos programas sociais, habitação e demais políticas públicas.

Em Diadema, esperamos que a atual gestão consiga recuperar a qualidade dos serviços para a população. De nossa parte, trabalhamos muito para que isso aconteça na Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Assistência Social, Obras... Enfim, em todos os serviços que a população necessita.

Profissionais da Saúde atuaram na linha de frente do combate ao novo coronavírus desde o início da pandemia da Covid-19, salvando vidas e se expondo ao risco de contaminação.

Trabalhadoras e trabalhadores da Defesa Social, Assistência Social, Habitação e nos demais serviços da Prefeitura de Diadema garantiram a prestação de serviços à população enfrentando os efeitos da pandemia e a falta de condições de trabalho.

Na Educação, professoras e professores se desdobraram e asseguraram as aulas remotas na rede municipal de ensino custeadas com seus baixos salários: acesso à internet de qualidade e a aquisição de equipamentos como computador, notebook e/ ou celular ficou na responsabilidade das trabalhadoras e dos trabalhadores, sem qualquer ajuda de custo da PMD.

De 2019 até março de 2022, todas e todos os servidores municipais acumularam uma perda salarial de 16%. O piso salarial pago pela PMD é pouco mais que o salário mínimo e o salário das agentes Comunitárias de Saúde da PMD é menor que o piso salarial nacional desta categoria.

Mais de 540 servidores municipais, 10% de todo o funcionalismo concursado, pediram “demissão” (exoneração) da PMD em busca de melhores salários pagos por outras Prefeituras ou mesmo empresas privadas, no período de janeiro de 2021 até fevereiro de 2022.

Mais de 1500 servidores da PMD recebem menos de R$ 2000 e o vale-refeição de R$ 8,50 (valor pago por dia para esses trabalhadores) não paga nem um pão na chapa!

Já entregamos ao prefeito Filippi nossa Pauta de Reivindicações e esperamos ser atendidos em nossas justas reivindicações.

Contamos com seu apoio na luta em defesa do serviço público gratuito, de qualidade e para toda população, pelos direitos e pela valorização do conjunto do funcionalismo! Serviço público de qualidade se faz com servidoras e servidores valorizados!

JUNTOS SOMOS FORTES!