Domingo, 28 de Julho de 2024
Na EMEB Evandro, Sindema luta contra fechamento de sala de aula na Educação Infantil

A direção do Sindema esteve na manhã desta quarta-feira em frente à Escola Municipal de Ensino Básico Evandro Caiafa Esquivel, no centro, para dialogar com as funcionárias e funcionários – além das mães e pais de alunos que iam buscar as crianças no horário de saída – sobre o processo de fechamento de uma sala de aula da Educação Infantil em pleno ano letivo.

Nesta segunda-feira, o sindicato divulgou uma nota de repúdio a esta decisão da Secretaria de Municipal de Educação para denunciar à população de Diadema o que está acontecendo na EMEB. O documento, distribuído hoje na porta da escola, reforça que esta iniciativa contraria a manifestação das professoras e professores, da comunidade escolar e do próprio Conselho Escolar.

A avaliação é de que esta medida terá impacto na vida das alunas e alunos, que serão remanejados entre as demais turmas da escola, desrespeitando todo o processo de adaptação e criação de vínculos desses mais de dois meses de convivência. E irá obrigar a professora da sala a assumir uma nova turma em outra escola.

A carta aberta distribuída no portão da escola informa que “faltam profissionais e as denúncias não param de chegar sobre a divisão constante de salas entre os professores, inclusive nas creches e na Educação Infantil, onde a superlotação de alunos por turmas pode colocar em risco todos os cuidados exigidos pela faixa etária atendida”.

O Sindema defende que as professoras e professores “sejam respeitados em seus direitos, entre eles, a titularidade da sala”. Os pais e a comunidade querem que os alunos sejam respeitados nesse processo. Com falta de diálogo, valorização e respeito não se constrói educação de qualidade! Não ao fechamento da sala de aula na EMEB Evandro!