Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Nota do Sindema sobre o avanço de casos da Covid-19 na rede municipal de ensino de Diadema

Os casos de Covid-19 voltaram a crescer: no último mês, o Brasil registrou uma alta de 78,3% nos registros de novos casos. Os especialistas falam até em uma “quarta onda” e, com a flexibilização das medidas de prevenção, temos acompanhado a multiplicação dos casos de contaminação ao nosso redor: muitos de nós foram contaminados no último mês, nossos familiares estão se contaminando e muitos colegas de trabalho contaminados.

Em Diadema, de acordo com dados do último Boletim Covid do dia 7 de junho, a taxa de ocupação dos leitos de Covid-19 sob gestão do município de Diadema estava em 57%. Embora a vacinação tenha impactado diretamente no desenvolvimento menos letal da doença, ainda assim parte da população contaminada tem se deparado com uma ação bastante agressiva do vírus.

Diante do aumento dos casos de Covid e de síndrome gripal entre os trabalhadores da Educação, no dia 27 de maio de 2022 a direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema protocolou documento (ofício SINDEMA nº 105/2022) endereçado às secretarias de Educação, de Saúde e de Governo para agendamento de reunião da Mesa Setorial da Educação, Saúde e Governo visando a definição de procedimentos e protocolos para evitar a contaminação em massa de alunos, profissionais da educação e familiares.

Desde o dia 25 de maio, a direção do SINDEMA já vinha orientando as servidoras e servidores que procuravam a entidade a buscarem atendimento e fazerem a notificação dos casos de contaminação nas Unidades Básicas de Saúde mais próximas do local de trabalho, além de, através da direção da unidade escolar, fazerem a notificação dos casos junto ao setor de Epidemiologia e Controle de Doenças (Vigilância a Saúde) informando o número de servidores e alunos com diagnósticos confirmados e data da confirmação da doença através do e-mail ecd@diadema.sp.gov.br.

Em resposta ao ofício do SINDICATO, no dia 2 de junho de 2022, sem atender à solicitação de Reunião da Mesa Setorial, as secretarias de Saúde e Educação publicaram, em conjunto, um novo Plano de Contingência Municipal para o Enfrentamento à Covid-19 estabelecendo fluxo para a realização de testagem e afastamento na suspeita de casos leves de Covid-19 e documento abordando regras de prevenção gerais no ambiente escolar, regras de prevenção nos principais “locus de contaminação” (refeitórios de alunos e professores) e encaminhamento, nos casos de confirmação de Covid-19, para a UBS do território, que atuará seguindo fluxo de encaminhamento definido pelo inquérito epidemiológico e a responsabilidade conjunta da SE e SS na definição de ações frente à análise, caso a caso, dos relatórios das UBSs.

Na avaliação do Sindicato, além da subjetividade do documento, da falta de critérios claros que devem nortear essas ações e do papel que a SE passa a ter frente às decisões que envolvem a saúde pública, o maior problema do documento expedido pelas secretarias de Saúde e Educação em relação às regras de prevenção no ambiente escolar é desconsiderar que a realização de protocolos sanitários quanto a higienização dos ambientes pressupõe, além do esforço individual de cada profissional, servidores operacionais em número suficiente em todas as escolas, em todos os períodos, para dar conta da limpeza permanente dos ambientes, o que não ocorre na rede municipal de ensino por falta de servidores.

Pressupõe também a utilização de produtos de higiene e limpeza que estão em falta em muitas escolas da rede municipal como álcool gel, sabão e papel-toalha para higienização das mãos além de outros produtos de limpeza.

O documento desconsidera ainda que o número de alunos por sala de aula, sob a responsabilidade de um único professor, aumenta muito todos os dias com a divisão de salas para suprir a falta de professores. Desconsidera que a superlotação das salas de aula impede o distanciamento entre alunos e contribui para a disseminação da Covid-19, principalmente entre os alunos da creche e educação infantil que, abaixo dos quatro anos de idade, ainda não estão ainda vacinados e não utilizam a máscara.

Esses fatores aumentam ainda mais os riscos de contágio e de transmissão entre os alunos, e dos alunos para os professores, mas o documento não aborda essa realidade e trata apenas  daquelas que são responsabilidades quase que individuais dos profissionais para evitar o contágio.

Em que momento as responsabilidades que são da própria administração pública são pautadas? Em que momento o SESMT, a CIPA, o SINDICATO – como legítimo representante dos servidores – participarão no monitoramento e definição de ações que visam a preservação da saúde dos trabalhadores da rede municipal de educação? Queremos respostas para nossos questionamentos!

Nós, trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura de Diadema, exigimos a quarta dose da vacinação para todas e todos os trabalhadores da Educação. E queremos ser ouvidos e queremos participar do debate sobre os protocolos adotados pelas secretarias de Educação e Saúde que envolvem diretamente nossa saúde e nossa vida!

Confira os demais itens que reivindicamos junto às secretarias de Educação, Saúde e SAGEP no enfrentamento à pandemia da Covid-19:

??Ampliação do quadro de apoio com reforço imediato nas equipes de limpeza e supervisão de protocolos na rede municipal de ensino;

?? Publicização dos casos suspeitos e confirmados de Covid-19 por equipamento;

?? Afastamento de servidoras gestantes, lactantes e/ou com comorbidades sem prejuízo de remuneração;

?? Antecipação da quarta dose de vacinação para trabalhadoras e trabalhadores da Educação;

?? Realização de testagem periódica e em massa;

??Afastamento de casos suspeitos e contactantes imediatamente;

?? Monitoramento dos casos de Covid-19 para o combate à propagação do vírus;

?? Construção de um plano de Saúde do Trabalhador que vise ações preventivas, de encaminhamento e acompanhamento dos casos que exigem afastamento e de estudo, e monitoramento das sequelas advindas da contaminação;

?? Regulamentação do trabalho remoto a partir de debate com a representação das servidoras e servidores através do sindicato;

?? Acesso à internet de qualidade em todas as salas de aula da rede municipal de ensino;

?? Fornecimento de equipamentos como celular, notebook e tablet a todas e todos os professores, além do acesso aos serviços (chip com pacote de dados) necessários para assegurar o ensino remoto.

Reiteramos nosso posicionamento em defesa da vida e da ciência, e nosso compromisso com a luta das trabalhadoras e trabalhadores por melhores condições de trabalho, valorização e respeito. Juntos somos fortes!


Imprimir   Enviar para um amigo

Comentários

*Nome:
*Email:

*Comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Vídeos