Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024
Sindema recebe convite para participar de ato nacional por uma Assembleia Constituinte Soberana e um Programa de Emergência

Nesta segunda-feira (13), a direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema recebeu a visita da médica Juliana Salles, dirigente do Sindicato dos Médicos de São Paulo, e do professor Reinaldo Lima, dirigente da APEOESP-Diadema. Durante o encontro entre sindicalistas, foi debatido o apoio e a participação do Sindema na construção de uma atividade em defesa de uma nova constituição.

Trata-se do ato nacional “Constituinte com Lula”, que em sua organização reúne comunidades, sindicatos e movimentos sociais, e está marcado para acontecer no dia 2 de julho, sábado, às 15h, na Casa de Portugal, em São Paulo, localizada à avenida da Liberdade, nº 602.

Esta campanha por uma nova assembleia constituinte com Lula presidente defende um Programa de Emergência e as necessárias alianças para esse fim: a convocação, já no novo governo, de uma Assembleia Constituinte Soberana para a reconstrução e a transformação do Brasil.

Entre os pontos defendidos neste Programa de Emergência estão: aumento geral e imediato dos salários; tabelamento dos preços da cesta básica; defesa da Eletrobras e a volta do monopólio da Petrobras e revogação das Organizações Sociais; revogação incondicional da reforma trabalhista; e a revogação da reforma da Previdência.

Este PE também defende a revogação imediata do teto de gastos e recomposição das verbas da Educação, da Saúde e da Cultura; fim da tutela militar (art. nº 142), desmilitarização das Policias Militares; reforma agrária com financiamento, assistência e distribuição; demarcação das terras indígenas sem restrição; titulação dos quilombos rurais e urbanos; despejo zero, construção de moradias populares; e o direito à auto determinação dos povos, “Não à guerra na Ucrânia”.