Domingo, 28 de Julho de 2024
Sindema retoma acolhimento psicológico para servidores sindicalizados; iniciativa é uma parceria com Psicologia da PUC-SP

Desde o fim do mês de março deste ano, o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema voltou a oferecer atendimento psicológico em parceria com alunos de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especificamente na área da psicologia social do trabalho e saúde do trabalhador, para o serviço de acolhimento e escuta especializada para as servidoras e servidores públicos de Diadema sindicalizados. Nesses quase 3 meses, foram realizados 12 atendimentos.

Esta parceria com a PUC teve início em abril de 2021 e serviu para garantir atendimento psicológico a cerca de 15 trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura de Diadema que procuraram ajuda do sindicato no ano passado, sobretudo no contexto da pandemia do coronavírus (Sars-CoV-2).

Kátia Cheli, secretária de Políticas e Direitos Sociais do Sindema, explica que “se trata de mais uma ação do Sindema em prol do cuidado da saúde mental dos nossos servidores”. “Este tipo de atendimento traz na sua essência a empatia e a preservação da saúde física e emocional para os nossos trabalhadores”, declarou.

Andréia explica que “oferecer apoio e acolhimento para aqueles que sofreram assédio moral representa uma forma de cuidado e atenção ao sofrimento decorrente dessa experiência”. De acordo com a professora, “esta proposta se vincula às estratégias de humanização relacionadas ao funcionalismo e pode reverberar na gestão” e “as ações preventivas e oportunas possibilitam a intervenção que inibe ou até impede a ocorrência ou mesmo o agravamento das situações”.

Os atendimentos acontecem de forma presencial com o apoio de dois estagiários que serão supervisionados pela professora Andréia de Conto Garbin. Os interessados pelo serviço deverão entrar em contato com a secretaria do Sindema através do telefone (11) 4053-2930 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Observação: por causa do recesso que acontece no mês de julho e as férias dos estudantes, o atendimento presencial vai até o fim de junho e retorna em agosto. Portanto, não haverá atendimento em julho.