Domingo, 28 de Julho de 2024
Novo plano de carreiras do funcionalismo da CMD foi aprovado; Valeu a luta conjunta dos trabalhadores e do Sindema!

Foi aprovado no último dia 16 o projeto de lei nº 75/2022, que estabelece a tabela de remuneração dos cargos efetivos e em comissão e dos ocupantes de funções gratificadas e dá outras providências. O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, em atuação conjunta com a Comissão dos Servidores da Câmara Municipal de Diadema, garantiu processo amplo de discussão e a aprovação do conjunto das trabalhadoras e trabalhadores.

Vale lembrar que a participação do sindicato e da comissão de servidores no processo de discussão da reforma administrativa da CMD foi reivindicação dos trabalhadores e objeto do Acordo Coletivo da Campanha Salarial 2021.

Desde o início dos debates, a posição do Sindema foi de não aceitar qualquer projeto de retirada de direito dos funcionários, e defendeu um Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos,  que proporcionasse a evolução na carreira, mediante a elevação da escolaridade, da formação, da valorização da experiência do servidor e de outros critérios de avaliação, de forma a atender o conjunto dos servidores do Legislativo diademense.

Inicialmente foi elaborado um estudo por empresa especializada e no segundo momento, teve início o processo de discussão. Foram 3 reuniões ordinárias e mais duas extraordinárias envolvendo o sindicato, a comissão e a Mesa Diretora da Casa, que mesmo com as divergências, garantiu amplo debate em torno das propostas.

A atuação do Sindema e da Comissão de Servidores sempre buscou garantir na proposta de Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, avanços para o conjunto das trabalhadoras e trabalhadores. A comissão de servidores contou também com assessoria da Associação Nacional dos Procuradores Legislativos Municipais, representada pela Drª Marcilene dos Santos Andrade, procuradora legislativa.

O Sindema considera que o resultado do PCCV garantiu os direitos existentes e trouxe avanços na tabela de evolução da carreira, redução dos interstícios de tempo para a evolução, redução de tempo na revisão do plano, introdução da tabela de enquadramento dos cargos à nova tabela de vencimentos. Só quem luta conquista! Juntos somos fortes!