Domingo, 28 de Julho de 2024
Só quem luta conquista! Novo piso salarial nacional das e dos agentes comunitários de saúde e de controle de endemias é vitória da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores!

O novo piso salarial nacional das e dos agentes comunitárias de saúde e agentes de controle de endemias foi fruto da luta das trabalhadoras e dos trabalhadores de todo Brasil. E o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema fez parte desta história marcando presença em Brasília em outubro de 2021, no grande Ato Nacional que reuniu ACSs e ACEs de todo país na luta por seus direitos e contra a Reforma Administrativa.

Por intermédio da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), ajudou a conquistar este importante direito a todas e todos os ACSs e ACEs do país. Quando muitos municípios ainda debatiam a implantação do novo piso nacional de 2 salários mínimos, Diadema saiu na frente: em cumprimento ao Acordo Coletivo da Campanha Salarial 2022 conquistado com a nossa luta, em 30 de junho de 2022, ACSs e ACEs estatutários passaram a receber o salário-base de 2 salários mínimos, e receberam também a valor retroativo a 6 de maio.

A conquista do direito ao novo piso salarial nacional, estendida agora também às ACSs contratadas pela SPDM, é resultado da luta dessas trabalhadoras e trabalhadores que se mobilizaram através do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo (SINDACS) e pressionaram o governo Filippi, cobraram dos vereadores e paralisaram suas atividades em um grande movimento realizado no dia 10 de agosto.

Apenas a luta, mobilização e organização das trabalhadoras e trabalhadores garantem direitos! Contem sempre conosco!