Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Intransigência e autoritarismo diante da vitória na manutenção de direitos

No dia 15 de setembro de 2022, boa parte das servidoras e servidores públicos municipais aderiu à paralisação convocada pelo Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema frente à intransigência do governo municipal em revogar o decreto nº 8174/22, que impedia e dificultava o direito de cuidar da própria saúde e de acompanhar familiares em consultas e exames.

Com a paralisação do dia 15 de setembro, os servidores obrigaram o governo a recuar e retiraram todos os artigos nocivos à saúde e aos direitos da categoria. Há informações extraoficiais de que o pedido de exoneração da então diretora de Recursos da SAGEP se deu frente ao recuo do governo e a vitória dos servidores.
Mas, de forma sorrateira, aguardaram a oportunidade politicamente mais adequada para anunciar o desconto do dia parado, embora o Supremo Tribunal Federal admita a possibilidade de compensação dos dias paralisados em caso de acordo.

Ou seja, admitiram o absurdo do decreto ao aceitar excluir os seus efeitos danosos, mas, de forma intransigente e vingativa, tentam intimidar os servidores, deixando de atender ao interesse público da prestação do serviço, ao contrário do que reivindicou o Sindema reiteradas vezes em longo processo de negociação com a administração.

Devido à intransigência da PMD, o dia 15 de setembro de 2022 será considerado como “falta justificada” para aqueles que participaram da paralisação. Lamentamos e repudiamos esta postura autoritária, oportunista e intransigente da Prefeitura. Se a intenção é punir, podem estar certos de que a categoria estará unida em defesa dos seus interesses e da população.

Direção do Sindema
7 de novembro de 2022