Sexta-Feira, 29 de Marco de 2024
Confira a galeria de fotos do primeiro dia do 2º Congresso do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema

Teve início nesta quinta-feira (17), na Regional Diadema do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em Piraporinha, o 2º Congresso do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema. O primeiro dia de evento reuniu cerca de 124 delegadas e delegados em um debate sobre a atual conjuntura política e os desafios para o conjunto do funcionalismo público de todo país (municipal, estadual e federal). Também houve debate sobre econômica e a conjuntura no estado de São Paulo.

Participaram deste primeiro dia do 2º Congresso do Sindema oferecendo enorme contribuição: Andrea Sousa, metalúrgica da Apis Delta e representante do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC; Jandyra Uehara, ex-presidente do Sindema e secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores (CUT nacional); Katia Vassoler, servidora aposentada e ex-presidente do Sindema; Telma Victor, secretária de Formação da CUT (São Paulo);

Além de Anastácio Santos, ex-presidente do Sindema  (atualmente trabalha na Usina de Asfalto); Dinailton Cerqueira, servidor público e presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de São Bernardo do Campo; José Aparecido da Silva, (vereador Neno do PT-Diadema) ex-presidente do Sindema; e Victor Pagani, supervisor-técnico do escritório regional paulista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos.

Em seguida, as delegadas e delegados do 2º Congresso do Sindema deram início aos trabalhos temáticos, quando se dividiram em 3 grupos de trabalho. O grupo 1 discutiu sobre a luta por uma aposentadoria digna e por direitos previdenciários; o grupo 2 tratou da luta em defesa da saúde do trabalhador, das condições e relações de trabalho; e o grupo 3 abordou a luta contra a terceirização e a precarização do trabalho no serviço público em Diadema. O 2º Congresso do Sindema continua nesta sexta-feira, dia 18 de novembro, a partir das 8h, no mesmo local.

Homenagem a Sheila Pires de Camargo
Logo na abertura do congresso, as delegadas e delegados aprovaram por unanimidade um tributo a Sheila Pires de Camargo dando seu nome ao evento. Sheila era agente de Serviços da Prefeitura de Diadema, e faleceu em janeiro de 2020 em decorrência de um acidente vascular cerebral.

Sheila trabalhou como agente de Serviços da Prefeitura de Diadema entre os anos de 1997 e 2020. Sempre com muita dedicação e empenho, atuou em várias escolas da rede municipal de ensino como Chico Mendes, José da Silva Filho e Universidade Aberta (polo Diadema). Também teve passagens pelo Departamento de Expansão do Ensino, Secretaria de Gestão de Pessoas e Manutenção da Frota. Desde 2019, trabalhava no setor de Máquinas Pesadas, da Secretaria de Obras.

Companheira de luta, Sheila sempre marcou presença em todas as manifestações históricas da nossa categoria, participou ativamente das greves em 2007, 2011 e 2015; esteve nos grandes atos na Câmara Municipal, e foi delegada do 1º Congresso do Sindema, em 2019.