Domingo, 28 de Julho de 2024
Na UFABC, aulas públicas notabilizam os 74 anos da assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Aconteceu na manhã deste sábado (10), no campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC, uma aula pública em homenagem aos 74 anos da assinatura da da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Por este motivo, 10 de dezembro ficou conhecido como o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A DUDH foi proclamada pela Assembleia-Geral das Nações Unidas e ratificada por países do mundo todo em Paris em 1948, ainda no contexto econômico e político do fim da II Guerra Mundial, com 30 artigos que representam as liberdades fundamentais e direitos básicos essenciais a todo ser humano.

Na mesa de abertura, participaram Jandyra Uehara, secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da Central Única dos Trabalhadores e diretora do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema; Cícero Ribeiro Silva, representante discente da Guarda Civil Municipal de São Bernardo do Campo; e Gustavo Garcia, do Solidarity Center, representando organizações de classe.

Em seguida, nova aula pública abordou o tema: “Segurança pública e direitos humanos: a necessidade de construção de um novo tipo de polícia”. Participaram Heloísa Jardim, escrivã da Polícia Civil de São Paulo e coordenadora do movimento Policiais Antifascismo; e Jaime Fregel, representante da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil de São Bernardo do Campo, membro do PA-SP e advogado de movimentos sociais.

Para acessar a transmissão: https://youtu.be/QdavfytN6rY