Domingo, 28 de Julho de 2024
Nota do Sindema: Vitória dos servidores! Vitória da luta do Sindema!

A Prefeitura de Diadema volta atrás e mantém a compensação das emendas de feriados como era feito anteriormente! Fim da obrigatoriedade do trabalho aos sábados nas escolas para compensação das emendas!

Desde o início de 2022, servidoras e servidores públicos municipais de Diadema e o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema questionaram decisão da administração municipal de manter expediente normal nas repartições públicas municipais nas emendas de feriados e suspender a compensação desses dias com o acréscimo de 15 minutos à jornada diária de trabalho dos servidores, expressa no decreto nº 8079, de 30 de dezembro de 2021.

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema questionou o decreto durante as reuniões da Mesa de Negociação Coletiva realizadas em fevereiro e março, nas 2 reuniões que ocorreram da Mesa Setorial de Educação, em reunião da Mesa Setorial da Saúde e através de inúmeros ofícios protocolados junto ao governo.

A insatisfação das trabalhadoras e trabalhadores com o fim das emendas foi pautada também no início deste ano em reunião realizada com vereadores, que também foram pressionados durante o ano todo tanto pelo Sindema e pelo conjunto da categoria.

Na Educação, o calendário de compensação das emendas de feriado do ano de 2022 adotado pela Secretaria representou um enorme retrocesso já que desrespeitou um direito conquistado pelo luta dos trabalhadores desde a aprovação do novo Estatuto do Magistério: fim da obrigatoriedade do trabalho aos sábados!

No 2º Congresso do Sindema, realizado nos dias 17 e 18 de novembro, os delegados pautaram este direito que estava sendo negado pela administração e aprovaram no Plano de Ações a continuidade da luta pelo fim da obrigatoriedade do trabalho aos sábados para a compensação das emendas de feriado na Educação, e a luta pelo direito à compensação diária das emendas de feriados através dos 15 minutos.

A pressão dos servidores e do sindicato deu resultado! Só a luta nos garante! Só com luta conquistamos e reconquistamos nossos direitos!