Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024
“Valorize quem cuida de você: Reajuste, pisos e carreira já!”: Direção do Sindema se faz presente na ‘Plenária Nacional dos Servidores Municipais’, em Brasília

No dia 2 de janeiro, o presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Ritchie Soares, participou da Plenária Nacional dos Servidores Municipais, organizada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam/CUT), em Brasília (DF).

Com o tema “As esperanças e os desafios do serviço público na reconstrução do Brasil” o evento teve início com uma análise de conjuntura da política nacional com a presidente da entidade, Jucélia Vargas; Cícera Batista, vice-presidente; e Vlamir de Lima, secretário adjunto de comunicação. A deputada estadual do Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte, Divaneide Basílio também esteve presente.

Em seguida, os participantes do evento participaram da mesa “Ações Coletivas para os Servidores Municipais”, com a participação de Antônio Megale e Laís Carmo, assessores jurídicos da Confetam/CUT e os dirigentes da entidade: Silvana Piroli e Paulo Freitas.

Lançamento da Campanha Salarial 2023 dos Municipais
Com o slogan “Valorize quem cuida de você: Reajuste, pisos e carreira já!” foi lançada durante o evento a “Campanha Salarial 2023 dos Municipais”, uma vez que o funcionalismo público é responsável “por garantir à população os direitos que o Estado tem o dever de prover para que a sociedade funcione e estão diretamente ligados ao desenvolvimento social”.

Valorizar as trabalhadoras e trabalhadores do serviço público de todo país com a devolução de direitos usurpados, como os trabalhistas e previdenciários, e com a promoção de melhores condições de trabalho, pisos e reajustes dignos e carreira é, segundo a Confetam, é garantir uma sociedade melhor para os e as brasileiros, sem exceção.

Para o presidente do Sindema, “esta plenária nacional dos servidores públicos municipais é muito importante porque ela marca o lançamento de uma plataforma comum de campanha salarial para 2023”. Em sua opinião, “uma plenária que acontece logo em seguida à posse do presidente Lula e de um novo governo tem como perspectiva novas ações conjuntas para atender demandas da classe trabalhadora, incluindo servidores públicos”, declarou.

Por fim, Ritchie ressaltou que “é fundamental que possamos, de maneira coletiva, debater os principais assuntos procurando sempre as convergências dentre as reivindicações de vários sindicatos do Brasil inteiro para que, a partir desta unidade, a gente consiga organizar a luta e avançar nas conquistas por direitos e evitar que os ataques do último período se consolidem”.

Confira os 12 pontos aprovados na plenária de lançamento da Campanha Salarial 2023 dos Municipais: defesa do serviço público; reposição da inflação; ganho real de salários; justiça fiscal; defesa da democracia e dos direitos; defesa do SUS e SUAS; concurso público e estabilidade; aprovação e implementação das leis que garantam os pisos salariais e as carreiras das diversas categorias que se organizam no serviço público;

Além de lutar contra a aprovação da PEC 32 e demais propostas de destruição do serviço público; negociação coletiva; promoção de políticas de igualdade de oportunidades para mulheres, negras e negros, pessoas com deficiência e a população LGBTQIAP+; e diminuir os efeitos do PL 173 recuperando o tempo para a carreira.

*Com informações da Confetam/CUT