Quinta-Feira, 28 de Marco de 2024
A luta pela reversão da terceirização dos serviços públicos na Conferência Municipal de Saúde; Sindicato e trabalhadores levantam a bandeira pelo fim da precarização

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema participou da etapa municipal preparatória para a 9ª Conferência Estadual de Saúde e 17ª Conferência Nacional da Saúde. O evento aconteceu nesta terça-feira (14) no auditório do Quarteirão da Saúde e reuniu mais de 200 pessoas, entre usuários da rede pública de Saúde e trabalhadores da Prefeitura de Diadema.

Sob o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia” os participantes da conferência discutiram, entre outras coisas, sobre qualidade de vida; o papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; participação social, cidadania, ética e responsabilidade; garantia de direitos e defender o Sistema Único de Saúde; democracia; acesso da população em tempo oportuno, cuidado integral; e regionalização das Redes de Atenção à Saúde.

Na Saúde de Diadema, exigimos da Prefeitura um projeto que reverta toda e qualquer terceirização; a realização de concursos públicos para contratação de novos profissionais; plano de carreira para todas e todos os trabalhadores; jornada de 30 horas para profissionais da Enfermagem; e a representação por local de trabalho com garantia de permanência no local e dispensa para reuniões.

O Sindema afirma que terceirizar a gestão das unidades básicas de Saúde é entregar a Saúde para o setor privado. Defendemos a saúde 100% pública, gratuita, de qualidade e para toda população. O Sindema luta também pela reversão da terceirização em todos os contratos da Prefeitura. Em defesa das trabalhadoras e dos trabalhadores, e em defesa da saúde financeira do Instituto de Previdência de Diadema.

Próximos passos
Nesta etapa, foram aprovadas 65 propostas consideradas prioritárias para o fortalecimento do SUS. E 24 pessoas foram eleitas como delegadas que irão representar Diadema na etapa macrorregional, sendo metade do segmento de usuários de serviços de Saúde, 6 de trabalhadores e 6 de gestores.

De acordo com informações divulgadas pela PMD, a etapa Macrorregional da 9ª Conferência Estadual de Saúde acontece no dia 22 de março. Nos dias 29, 30 e 31 de maio acontece a 9ª Conferência Estadual da Saúde. Já a 17ª Conferência Nacional de Saúde ocorrerá entre 2 e 5 de julho.