Domingo, 28 de Julho de 2024
Greve em São Bernardo: Sindema participa de manifestação em apoio à luta do SindServ SBC

© foto: SindServ SBC

Na manhã desta segunda-feira (27), a diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema participou da manifestação das funcionárias e funcionários públicos de São Bernardo do Campo que estão em greve por tempo indeterminado.

A decisão pela greve do funcionalismo público foi tomada em assembleia realizada no último dia 17, após intransigência e descaso do governo Orlando Morando, que se recusa a reabrir a mesa de negociação com o SindServ SBC e não apresentou nenhuma proposta de reajuste salarial para os servidores.

As servidoras e servidores públicos de São Bernardo reivindicam este ano na Campanha Salarial a manutenção da mesa permanente de negociação, reposição salarial imediata das perdas inflacionárias do período histórico de janeiro de 2017 a novembro de 2022, sendo que o reajuste necessário para repor as perdas salariais deste período é de 34,80%;

E, considerando apenas o período de março de 2022 a fevereiro de 2023 para a campanha salarial com data-base em 1º de março, o índice de reposição de perdas inflacionárias é de 5,41%, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor.

Os servidores de São Bernardo também reivindicam reajuste nos auxílios alimentação e transporte, melhoria da assistência médica, equiparação salarial entre os regimes celetistas estatutários, isonomia salarial, regime jurídico único, cotas em concurso público e valorização da categoria.

Uma bandeira de luta comum aos servidores de São Bernardo do Campo e Diadema diz respeito ao pagamento do Piso Nacional do Magistério, de acordo com a lei federal nº 11738/2008, para professores da ativa e aposentados com paridade.

*Com informações do SindServ SBC