Domingo, 28 de Julho de 2024
Solidariedade a toda comunidade escolar da E. E. Thomázia Montoro, em SP

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema se solidariza com as professoras, alunos e demais funcionários da Escola Estadual Thomázia Montoro, localizada na vila Sônia, capital paulista, após ataque realizado por um aluno na manhã desta segunda-feira (27) ferindo 4 professoras, sendo uma delas de forma fatal, e 1 estudante.

Nos solidarizamos também com a família da professora Elizabete Tenreiro, que perdeu a vida aos 71 anos no exercício da profissão. Este é mais um caso de violência que choca toda a sociedade e expõe o abandono do governo estadual que há décadas vem condenando as futuras gerações que precisam da rede pública de ensino.

Este abandono se reflete na falta de funcionários nas escolas e na falta de segurança no entorno dos colégios. Profissionais da Educação que atuam na rede estadual denunciam que não existe política de prevenção que envolva a comunidade escolar para conscientização dos estudantes e de seus familiares, e combata a violência no ambiente escolar.

O Sindema reforça a reivindicação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo para que o governo estadual faça a reposição do quadro de funcionários com servidores concursados e valorizados, e retome o Programa de Mediação Escolar, onde os professores trabalham na solução de conflitos e harmonização do ambiente escolar.