Domingo, 28 de Julho de 2024
Plano de lutas aprovado em assembleia do dia 22 de março é executado pela direção do Sindema!

Os servidores municipais de Diadema já cumpriram a etapa inicial da Campanha Salarial 2023: no dia 22 de março, aprovaram em assembleia a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2023, que tem como itens prioritários reajustes, pisos e carreiras. Logo no dia 23 de março, as reivindicações foram protocoladas junto à administração e Câmara de Diadema. A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema foi para os equipamentos da Prefeitura dialogar com os trabalhadores e levar o Jornal do Sindicato com a pauta aprovada.

No dia 10 de abril, em assembleia, os trabalhadores da Educação debateram os problemas especí­ficos como aplicação da lei do piso; HTPC remoto; desconto indevidos no HTPC por conta de atrasos, além de problemas na aplicação da lei que garante a jornada formativa de 1/3 aos professores da rede municipal; o avanço da terceirização na Educação com a licitação da Prefeitura para a limpeza de dez escolas e o assédio moral.

Servidores da Saúde também participaram da plenária que cobrou agilidade para o pagamento referente à insalubridade em grau máximo (40%) durante a pandemia, devida aos servidores da Saúde, bem como aplicação da LC 191 e cômputo do tempo de serviço, entre 28 de maio de 2020 e 31 de dezembro de 2021, para todos os servidores da saúde (cerca de 145 servidores ainda não tiveram esse direito garantido), além do enquadramento dos ocupantes do cargo de Agentes de Controle de Zoonoses na referência salarial dos Agentes de Combate à Endemias (referência 4A), já que estão cadastrados junto ao Ministério da Saúde com o cargo de “ACE”, conforme consta no Cadastro Nacional de Entidades de Saúde.

Agentes de Apoio Escolar participaram de plenária realizada no dia 24 de abril, cobraram a realização de concurso público urgente e debateram as contradições apontadas pelo Sindema entre a lei municipal 4149/2021, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado por 12 meses, prorrogáveis por mais 12, e o edital da seleção pública que estabelece a “validade” do processo seletivo por 24 meses, podendo ser prorrogado por mais outros 24.

Em continuidade ao plano de lutas aprovado em assembleia do dia 22 de março, os servidores marcaram presença na sessão da Câmara de Diadema, no dia 13 de abril, apresentaram na tribuna suas reivindicações para a Campanha Salarial e pediram apoio dos vereadores.

Agora, na assembleia do dia 12 de maio, vamos demonstrar a disposição de luta dos servidores e comparecer em “peso” para, em conjunto, decidirmos os próximos passos da nossa luta! Participe! Juntos somos fortes!