Domingo, 28 de Julho de 2024
Professora Fon Lana Cheung é eleita suplente para o CACS-FUNDEB em assembleia do Sindema que discutiu problemas na Educação de Diadema

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema realizou na noite de sexta-feira (2) uma Assembleia da Educação que teve como objetivo discutir pautas específicas da categoria e eleger um representante para ser suplente no Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica.

Por unanimidade, a professora Fon Lana Cheung foi eleita para ocupar o cargo de suplente no CACS-FUNDEB, que é responsável por seguir e controlar a aplicação, distribuição e transferência de recursos do FUNDEB para os governos municipal, estadual e federal.

Foram debatidas questões como a luta permanente em defesa do Piso Nacional do Magistério, a favor do Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo remoto, contra os descontos do HTPC, 1/3 para suplementação, campanha permanente contra o assédio moral, luta contra terceirização dos funcionários da limpeza, em defesa dos concursos públicos para agentes de Serviços e a luta contra precarização do trabalho na Prefeitura de Diadema.

Houve o debate sobre o desconto feito pela PMD por ocasião da paralisação do dia 15 de setembro de 2022, quando o funcionalismo público de Diadema foi às ruas pela revogação do decreto nº 8174, que retirava direitos; modernização tecnológica dos registros; incorporação do bônus; e a defesa da realização de concursos para contratação de novos Guardas Civis Patrimoniais.

Os profissionais da Educação presentes na assembleia destacaram a necessidade de lutar contra o aumento do número de alunos das creches e se debruçaram sobre a necessidade de tornar públicas as atas dos conselhos e dar mais divulgação às reuniões, além da criação de um canal para recebimento de denúncias.

As servidoras e servidores públicos municipais também apontaram a necessidade de revisão das gratificações dos diretores e vices que estão congeladas, e a criação de uma norma definitiva quanto ao procedimento para tratamento dos alunos com necessidades especiais e de tratamento médico. Agora, a direção do Sindema irá encaminhar todas as reivindicações nas próximas rodadas de negociação com o governo.