Sábado, 27 de Julho de 2024
Cleide Tameirão, nova coordenadora da CUT ABC, se reúne com direção do Sindema

A nova coordenadora da subsede ABC Paulista da Central Única dos Trabalhadores, Cleide Tameirão se reuniu na manhã do último dia 29 com a diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema.

Durante o encontro houve uma importante análise de conjuntura política, um debate sobre a reestruturação da CUT ABC neste período pós-pandemia da covid e uma apresentação pessoal da nova coordenadora. Cleide se colocou à disposição da diretoria do sindicato neste que ela classificou como “momento muito especial com grandes lideranças e grandes companheiros de luta do Sindema”.

A dirigente sindical, que é motorista de ônibus, falou um pouco sobre sua trajetória de luta e de quando, no início dos anos 2000, entrou para o Sindicato dos Rodoviários e Anexos do Grande ABC (Sintetra), e posteriormente na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL).

A nova coordenadora da CUT ABC ainda comentou sobre a sua luta “para enfrentar o machismo no meio sindical e da necessidade de se unir com as mulheres que atuam no sindicalismo para abrir espaço de poder para outras companheiras”.

Em seguida, as diretoras e diretores do Sindema fizeram suas considerações, apresentaram à Cleide as lutas do funcionalismo público de Diadema, falaram sobre o processo de campanha salarial, da lei que determina a Mesa de Negociação Permanente, da luta contra a terceirização na Prefeitura de Diadema e do combate à prática do assédio moral.

Por fim, Cleide ressaltou a importância de se fazer essas visitas a todos os sindicatos da base cutista nas sete cidades do ABC para “reconhecer a realidade das outras categorias”. Em sua opinião, “esta é uma maneira para contribuir com o fortalecimento da subsede da CUT ABC”. Cleide concluiu dizendo que “tem muita vontade de trazer todos os nossos sindicatos para fazermos a luta juntos, aprendendo uns com os outros”.