Sábado, 27 de Julho de 2024
Em Brasília, diretoras do Sindema participam de evento organizado pela Confetam

Atividade antecedeu a Marcha das Margaridas, que aconteceu nesta quarta-feira (16) no Distrito Federal

Nesta terça-feira (15), a vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema (Sindema), Adriana Alves Luna, e a secretária de Assuntos dos Aposentados, Renilva Mota Ferreira participaram em Brasília (DF) de uma roda de conversa de mulheres funcionárias públicas municipais organizada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (Confetam).

Durante o encontro denominado Roda de Conversa: “Margaridas municipais em Marcha por um serviço público sem racismo, sem violência e sem preconceitos!”, que aconteceu no auditório do Centro Cultural Missionário, foram apresentadas as duas campanhas lançadas pela Confetam.

São elas: “É hora de enegrecer o serviço público!” e “O serviço é público, meu corpo não!”. Estiveram presentes dirigentes do Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Para a presidente da Confetam, Jucélia Vargas, “é sempre maravilhoso encontrar essas mulheres de luta de todo o Brasil, para que possamos traçar um panorama das batalhas em cada estado. A luta pelo fim da violência contra as mulheres é permanente”.

Adriana Alves Luna, vice-presidente do Sindema, afirmou que estar em Brasília para participar da Marcha das Margaridas e desta atividade da Confetam “foi uma oportunidade maravilhosa”. Em sua opinião, “poder estar ao lado e compartilhar experiências com mulheres da classe trabalhadora de todo o país é muito gratificante”.

“É impressionante. É muito gratificante poder fazer a luta e defender as mulheres ocupando os espaços de poder. Por mais violência que ainda exista contra as mulheres, meu sentimento é de gratidão por poder lutar pelos nossos direitos junto de tantas companheiras valorosas e de luta”, declarou Luna.

De acordo com a confederação, a campanha “O serviço é público, meu corpo não!” foca no enfrentamento ao assédio sexual no serviço público, que atinge especialmente as mulheres, e cumpre a necessidade de ampliação dos direitos, assim como oportuniza o combate às violências no local de trabalho.

Por sua vez, a campanha “É hora de enegrecer o serviço público”, que foi lançada durante o Julho das Pretas, é apresentada em sintonia com o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho, reforçando a luta pela igualdade de oportunidades, o fim do racismo estrutural e a garantia de direitos para as mulheres negras.

*Com informações da Confetam