Sábado, 27 de Julho de 2024
Câmara de Diadema realiza sessão solene em homenagem aos 40 anos da CUT; direção do Sindema foi homenageada durante o evento

O aniversário de 40 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores, comemorado no último dia 28, foi celebrado durante sessão solene de autoria do presidente da Câmara de Diadema, vereador Orlando Vitoriano, realizada na noite desta quarta-feira (30).

A maior central sindical da América Latina e uma das maiores do mundo recebeu justa homenagem durante o encontro, que reuniu dirigentes sindicais de várias categorias que atuam no município, além de parlamentares e lideranças dos movimentos sociais. A coordenadora da CUT-ABC, Cleide Tameirão, e o novo presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart, também marcaram presença.

A diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema também foi homenageada pela Câmara Municipal com um Diploma de Honra ao Mérito “por ser parte integrante da Central Única dos Trabalhadores e pela participação na Sessão Solene em comemoração aos 40 anos da CUT”.

Jandyra Uehara, dirigente do Sindema e secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, representou todos os sindicatos das cidades do grande ABC durante a solenidade e enalteceu todo o processo de ascensão das lutas sociais que tiveram início nos anos 1980 em nossa região e se espalharam pelo Brasil inteiro e culminaram na fundação da CUT. 

E comentou que “é uma responsabilidade muito grande falar em nome dos sindicatos do ABC, com companheiras e companheiros tão valorosos que fazem a luta aqui no dia a dia do ABC”. Em seguida, lembrou da companheira Maria Mendes, trabalhadora metalúrgica e da construção civil, que foi a primeira coordenadora das mulheres da CUT São Paulo e que iniciou o trabalho de organização das mulheres na CUT em nível nacional.

Jandyra lembrou que “a CUT nasceu para um processo de lutas, num processo que não só reivindicava os interesses, os direitos imediatos da classe trabalhadora, mas também sua perspectiva histórica de construção de uma sociedade sem opressão, de uma sociedade igualitária, de uma sociedade socialista”.

“É isso que está lá se vocês forem ler. E é sempre bom a gente ler. O Estatuto da CUT, o primeiro e o segundo parágrafo vão se referir a esse compromisso de classe. E compromisso de classe também inclui a classe na sua diversidade. A classe trabalhadora tem gênero e tem raça”, declarou.

Em sua opinião, “cada dia mais a CUT avança na luta com uma unidade classista, mas ao mesmo tempo reconhecendo as opressões existentes dentro da nossa sociedade”. “E as nossas bandeiras existem para a gente superar a situação que temos hoje em nosso país, mas também a gente precisa superar a sociedade capitalista e isso passa pela luta de homens e mulheres, de trabalhadoras e trabalhadores negros, de trabalhadores do campo e da cidade, de todos os setores”, falou Jandyra.

Ainda de acordo com a dirigente, “nós temos que recuperar cada dia mais espaços na sociedade, e esse é também um grande desafio da CUT nos seus 40 anos”. Jandyra afirma que “só com essa unidade da classe trabalhadora, esse sentimento de pertencimento de classe, é que vamos dar conta das imensas tarefas que temos pela frente”. Por fim, Jandyra afirmou que “nos foi dada uma oportunidade histórica para que nós possamos construir avanços no governo”.

O vereador de Diadema, José Aparecido da Silva, o Neno, também participou da sessão solene em homenagem aos 40 anos de fundação da CUT e afirmou ser “uma grande alegria estar no meio de tantos amigos novos e antigos” e saudou a todas e todos os presentes na atividade.

“Quero parabenizar o presidente da Câmara, meu companheiro Orlando Vitoriano, que fez a propositura dessa sessão solene”. De acordo com Neno, a propositura foi “muito bem colocada”.

Por fim, Neno falou da época em foi presidente do Sindema e de como o sindicato contou com a ajuda dos companheiros de outras categorias nas lutas históricas no município de Diadema, ressaltando que “a união da classe trabalhadora organizada na CUT faz toda diferença na defesa dos direitos do povo e das diversas categorias que atuam em Diadema e nas demais cidades do ABC”.


Imprimir   Enviar para um amigo

Comentários

*Nome:
*Email:

*Comentário:

Seja o primeiro a comentar!

Vídeos