Sábado, 27 de Julho de 2024
Em assembleia, agentes administrativos da PMD aprovam a pauta de reivindicações, além do plano de luta e mobilização da categoria

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema realizou na noite desta terça-feira (3) a Assembleia dos Agentes Administrativos I e II para o debate e aprovação da pauta de reivindicações que será encaminhada para a administração municipal na reunião ordinária da Mesa Permanente de Negociação Coletiva marcada para o dia 31 de outubro.

Outra plenária já havia sido realizada no dia 21 de junho na sede do Sindema, onde, a partir da visão do conjunto e do perfil dos servidores administrativos que atuam em toda a Prefeitura de Diadema, foram apontados os principais problemas enfrentados por esses profissionais e suas reivindicações.

O déficit de trabalhadores para função, gerando acúmulo e sobrecarga de trabalho, os baixos salários e o excesso de trabalho, a falta de incentivo e motivação, e a falta de condições de trabalho nos setores foram apontados pelos servidores.

Além dessas desvalorizações profissional e salarial, há também: falta de perspectiva de “carreira”; rotatividade dos agentes que ingressam atualmente na PMD e acabam ficando no cargo só até encontrarem, no mercado de trabalho, melhor remuneração; e o desvio de função que atinge os agentes I.

Os agentes administrativos reivindicam também regras claras e critérios objetivos para a lotação dos servidores l, além da possibilidade do servidor pleitear a transferência de acordo com as vagas disponíveis em cada secretaria.

Na primeira plenária, foi eleita a Comissão de Representantes dos Agentes Administrativos, que em conjunto com o sindicato, elaborou estudos e construiu a proposta de recomposição dos salários e de reenquadramento dos servidores em novas referências salariais de acordo com o tempo de serviço prestado ao município e experiência adquirida pelo dia a dia do serviço público, que foi submetida à assembleia e referendada por esta.

Dentre as ações que integram o plano de lutas aprovado pela assembleia estão a ampliação da mobilização, o debate e o convencimento dos demais agentes administrativos que ainda não vieram para a luta, a participação dos servidores na discussão da Lei Orçamentária Anual que tramitará na Câmara Municipal entre outubro e dezembro de 2023 (fundamental para a garantia de recursos no orçamento do próximo ano para o atendimento das reivindicações) e diálogo com vereadores e população para sensibilização sobre as pautas.

A diretoria do Sindema se coloca à disposição das servidoras e dos servidores e assume o compromisso de levar todas as reivindicações discutidas em assembleia para a Mesa de Negociação Permanente com o governo. A organização dos agentes administrativos através do sindicato, a mobilização e a disposição de luta da categoria serão fundamentais para avançarmos em nossas conquistas!

Só quem luta conquista! Juntos somos fortes!