Terca-Feira, 21 de Maio de 2024
Nota do Sindema: solidariedade a toda comunidade escolar da E. E. Sapopemba

O Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema lamenta profundamente mais um ato de violência em ambiente escolar que ceifou a vida de uma estudante e feriu gravemente outros três alunos na Escola Estadual Sapopemba, que fica localizada no jardim Sapopemba, em São Paulo.

A direção do Sindema se solidariza com as famílias dos estudantes Giovanna Bezerra da Silva, que faleceu, Emilly Vitória Silva do Nascimento, Fernanda Ribeiro de Alencar e Gabriel Raimundo Palone, que também foram atingidos no ataque que aconteceu na manhã desta segunda-feira (23), além de seus amigos e toda a comunidade escolar. O autor do ataque, um adolescente, foi detido pela Polícia Militar.

Este ataque aterroriza toda a sociedade e expõe o descaso do governo estadual, que há décadas vem condenando as futuras gerações ao abandono e à falta de estrutura sendo elas quem mais precisam da rede pública de ensino. Este desamparo se reflete na falta de funcionários nas escolas e na falta de segurança no entorno dos colégios.

Profissionais da Educação que atuam na rede estadual denunciam há muito tempo que não existe política de prevenção que envolva a comunidade escolar para conscientização dos estudantes e de seus familiares com objetivo de combater a violência no ambiente escolar.

O Sindema reforça a reivindicação do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo para que o governo estadual faça a reposição do quadro de funcionários com servidores concursados e valorizados, e retome o Programa de Mediação Escolar da maneira em que ele foi concebido, onde os professores trabalham na solução de conflitos e harmonização do ambiente escolar.

Basta de violência nas escolas!