Terca-Feira, 21 de Maio de 2024
Sindema realiza plenária do convênio médico

A direção do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema convocou todas e todos os servidores que possuem convênios médicos oferecidos pelo sindicato e realizou no dia 16 de novembro uma grande Plenária de Esclarecimentos que contou com a presença de mais de 90 servidores.

Nesta plenária, o Sindema informou o passo a passo sobre todo o processo de negociação do reajuste com a Notredame, iniciado em maio, bem como sobre todas as propostas de reajustes (muito superiores ainda ao reajuste aplicado) que a operadora Notredame tentou impor aos planos de saúde oferecidos pelo sindicato e como o processo de licitação do convênio médico que será administrado pela Prefeitura de Diadema, em curso desde março de 2023 e com nova data marcada para dia 22 de novembro, impactou tanto no reajuste dos atuais planos de saúde dos servidores como naqueles que serão contratados através desta licitação.

Infelizmente, a experiência de gestão do convênio médico pela PMD no período anterior a 2004 não foi boa para os servidores: primeiro a PMD rompeu contratos com operadoras de saúde repentinamente com servidores e familiares internados e em tratamentos de doenças graves, e depois veio a falência do IPRED Saúde.

Isso sem falar que, diferente dos municípios como São Bernardo do Campo e Santo André onde o servidor paga um percentual fixo de 5% do salário para ter direito ao convênio médico e as prefeituras assumem o restante da despesa dos contratos, ou mesmo das cidades como Mauá, onde o servidor paga 40% do valor do convênio médico e a prefeitura arca com 60% ou Mogi das Cruzes, onde o servidor paga 50% e o restante é pago pela administração, na PMD é o servidor que já arca com mais de 60% do valor do plano básico, mesmo com toda nossa luta para conquistar reajuste no valor deste subsídio.

O Sindema sempre lutou pelo reajuste do valor do subsidio do convênio médico e lutou desde 2004 para oferecer convênios médicos de qualidade e acessíveis aos servidores, principalmente àqueles que com mais idade e em função da cobrança por faixa etária, acabam ficando sem opção no mercado de planos de saúde.

Porém, com as aquisições entre as empresas de saúde nos últimos anos e a concentração das empresas nas mãos de três ou quatro grandes grupos que dominam o mercado de planos de saúde, parte da população vai ficando sem opção e esta tem sido a escolha dos grupos que comandam a saúde privada no Brasil.

Desde 2019, o Sindema defende junto à PMD a criação do benefício de auxilio-saúde ou subsídio saúde, pago para todos os servidores públicos, independente da adesão ao convênio médico oferecido pelo sindicato, em substituição ao atual subsídio pago pela PMD.

Esta reivindicação constou nas Pautas de Reivindicação das Campanhas Salariais desde 2021, assim os servidores teriam, de fato, a opção de escolher livremente os planos de saúde mais adequados às suas necessidades e que coubessem em seus orçamentos.

Continuaremos acompanhando e aguardando o resultado final da licitação promovida pela PMD. Acompanharemos a implantação do convênio licitado e avaliaremos, ao final deste processo, a continuidade do convênio médico oferecido pelo Sindema. Continuamos na luta para que os servidores, principalmente os de maior idade, tenham acesso aos planos de saúde e pela qualidade no atendimento destes planos.