Terca-Feira, 21 de Maio de 2024
Direção do Sindema se reúne com secretário de Habitação de Diadema

A diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema esteve reunida com o secretário municipal de Habitação, Ronaldo Lacerda, na última quinta-feira (16).

Durante o encontro, foi discutida a reivindicação da categoria para garantia de 10% das vagas disponíveis para as servidoras e servidores municipais de baixa renda e sem moradia na demanda prioritária da Prefeitura de Diadema para atendimento pelos Programas Habitacionais.

O secretário Ronaldo iniciou a reunião fazendo um breve relato sobre a trajetória do projeto do Cadastro Habitacional (CADHAB). Inicialmente, o projeto foi escrito para atender 1300 unidades, com demanda aberta e atendendo os servidores públicos.

Lacerda falou do desafio em encontrar áreas públicas para implementação do projeto, haja vista que a cidade já é bem adensada. Até novembro de 2023, foram cadastradas cerca de 21 mil famílias no projeto do Cadastro Habitacional de Diadema.

Segundo informações da PMD, foi feito o cadastro no projeto Minha Casa Minha Vida do governo federal através da modalidade de Fundo de Arrendamento (FAR), que é o formato de atendimento realizado pelas prefeituras em todo o país.

Ronaldo também afirmou que a administração está tentando atender as entidades pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), para ter uma porcentagem, conseguindo assim atender a demanda, trazendo as unidades habitacionais para Diadema.

Ainda de acordo com o secretário, este cadastro serve para duas vertentes: tanto para ter a noção da demanda que precisa ser atendida com as habitações; e descobrir quem já foi contemplado pelos programas passados.

Feita esta triagem, atualizando o sistema e regularizando os núcleos habitacionais que ainda não foram regularizados, é possível se obter o real controle de toda a situação habitacional.

Diante de todo este cenário, ficou acordado que fosse feita uma parceria entre a Secretaria de Habitação e o Sindema no sentido de garantir a realização da chamada para o cadastro do CADHAB para as servidoras e os servidores públicos municipais.

Desta maneira, nos dias 28 e 29 de novembro (terça e quarta-feira), das 8h às 16h, haverá um mutirão de cadastramento de servidores com renda de 1 a 6 slários mínimos visando o atendimento da reivindicação da categoria para inclusão de 10% das vagas nos programas habitacionais.