Terca-Feira, 30 de Abril de 2024
Se o presente é de luta, o futuro nos pertence!

O ano de 2023 foi um ano de lutas e conquistas para os servidores municipais de Diadema. O Acordo da Campanha Salarial 2023-2024 restabeleceu o respeito à nossa data base, a partir de 2024, e foi, sem dúvida, o melhor acordo firmado pelos servidores municipais das cidades do ABCDM e da capital.

Ainda que parcelado, representará reajuste de 14,65% para toda a categoria da ativa e aposentados com direito à paridade: 7,15% foram pagos nesse ano (3% retroativo a março + 1% em agosto + 3% em novembro) + 7% de reajuste já está garantido para março de 2024.

O reajuste total aplicado ao vale alimentação será de 21,69% e os demais benefícios terão reajuste de 14,62% até março/2024. Através da participação e mobilização dos servidores, conquistamos mais o reajuste salarial de 10% para a Guarda Civil Municipal e para os arquitetos e engenheiros (5% em outubro/2023 e 5% em fevereiro/2024).

Outras categorias - Agentes Administrativos, Agentes Fiscais II, Agentes de Controle de Zoonoses, servidores de Nível Universitário estão se mobilizando e, em conjunto com o SINDICATO, trilhando o mesmo caminho e cobrando da Administração valorização salarial.

Com nossa luta garantimos que nenhum professor da ativa ou aposentado com paridade recebesse menos que o Piso Nacional do Magistério: professores que ingressam na PMD com nível médio (magistério - Tabela A1) ou licenciatura diferente da pedagogia (Tabela A2), tiveram reajustes entre 12,55% e 26,67%. Ainda temos muita luta pela frente para garantirmos a implementação do Piso Nacional com reflexos no plano de carreira do magistério.

Foi criado o cargo de provimento efetivo de Agente de Apoio Escolar e vamos cobrar a realização de concurso em regime estatutário para este cargo.

Com o mutirão de cadastramento realizado dias 28 e 29 de novembro no SINDEMA, avançamos e garantimos a Inclusão de Servidores com renda entre 01 e 06 salários mínimos nos Programas Habitacionais da Prefeitura de Diadema.

Novo Acordo Coletivo para as CIPAS foi firmado recentemente entre o SINDICATO e a PMD e, depois de 05 anos da última eleição, novos cipeiros serão eleitos dias 11 e 12 de dezembro e tomarão posse no início de 2024.

Essas conquistas são fruto da mobilização e da união dos servidores, que não mediram esforços e foram à luta para defender seus direitos. O Sindicato dos Servidores Municipais de Diadema desempenhou papel fundamental nessa luta, organizando os servidores, representando os interesses desses trabalhadores e negociando com a Prefeitura.

Mas nossa atuação não pode parar por ai: para avançarmos contra a retirada de direitos, temos que fortalecer a articulação entre as lutas gerais dos trabalhadores e nossas lutas específicas.

Para 2024, a luta do conjunto da classe trabalhadora e em defesa dos servidores, contra a retirada de direitos, o combate às privatizações e as terceirizações do serviço público via Organização Social (OS) e Convênios, contra o trabalho precário, por concurso público, em defesa do IPRED, da saúde do trabalhador, contra o assédio moral, por condições e relações de trabalho decentes e pela valorização do serviço público e do servidor público nortearão nossas ações.

Vamos juntos! JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!