Domingo, 05 de Maio de 2024
Direção do Sindema participa de Plenária de Eleição da Nova Diretoria da CUT-ABC Paulista; Cleide Tameirão é reeleita coordenadora

Evento reuniu dirigentes cutistas de diversas categorias para escolha da nova coordenação

A diretoria do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema esteve presente na Plenária de Eleição da Nova Diretoria da CUT-ABC Paulista, que aconteceu na manhã desta terça-feira (6), na sede do Sindicato dos Rodoviários do ABC, em Santo André.

O evento reuniu dirigentes sindicais de diversas categorias que atuam na região das sete cidades do ABC como rodoviários, metalúrgicos, químicos, servidores públicos municipais, professores, jornalistas, entre outras.

A companheira Cleide Tameirão, dirigente dos Rodoviários e atual coordenadora da CUT-ABC foi reconduzida ao cargo, que tem a duração de dois anos. Ela havia assumido o cargo em maio de 2023 quando o companheiro bancário Otoni de Lima assumiu uma tarefa no governo Lula.

Ritchie Soares, presidente do Sindema, afirmou durante o evento que “é muito importante que a classe trabalhadora do ABC possa se organizar para as lutas que virão pela frente este ano”. “Hoje é um dia fundamental para todo o movimento sindical. É a oportunidade que a gente tem para escolher quem vai ser a coordenar a CUT pelo próximo período”, declarou.

Raimundo Suzart, presidente da CUT São Paulo, iniciou sua fala agradecendo a presença de todas e todos os companheiros presentes e afirmou que a grande quantidade de dirigentes na plenária é prova do reconhecimento de toda luta que a companheira Cleide vem realizando à frente da CUT-ABC.

Em seguida, fez uma análise de conjuntura (política e social) do ponto de vista do movimento sindical, abordando os desafios e das tarefas necessárias para organizar a classe trabalhadora, falou sobre a necessidade de unidade entre as centrais sindicais para avançar nas conquistas e da importância do engajamento de todas e todos nas eleições municipais deste ano.

A companheira Cleide Tameirão agradeceu todas as pessoas que acreditaram em seu trabalho e afirmou que “ninguém é nada sozinho”. “Tudo o que a gente faz é construído com o apoio de todas as outras pessoas que fazem parte da nossa luta”, disse.

Cleide também enalteceu o apoio que sempre recebeu de seus companheiros rodoviários. “A minha base de sustentação é o Sindicato dos Rodoviários do ABC. Mas o meu início foi aqui neste sindicato. Eu trabalho no setor de transporte desde os 16 anos, passando por várias etapas: cobradora, motorista e dirigente sindical”, comentou.

Por fim, a coordenadora da CUT-ABC reeleita declarou que só conseguiu chegar à coordenação da CUT-ABC graças a todas as pessoas que a apoiaram no começo de sua militância e que a fizeram acreditar que ela pode tudo o que quiser, “desde que tenha apoio das companheiras e companheiros”.