Segunda-Feira, 06 de Maio de 2024
Sindicato forte: servidores mobilizados conquistam reajuste acima da inflação em 2024

Reajuste de 7% em março nos salários e benefícios: vale-alimentação, vale-refeição e subsídio do convênio médico

Enfrentamos muitos desa os e conquistamos importantes vitórias: em 2023, fizemos o melhor acordo firmado pelos sindicatos municipais das cidades do ABCDM e da capital, garantindo reajuste de 14,65% entre março de 2023 e 2024 para toda a categoria da ativa e aposentados com direito à paridade: 7,15% foram pagos parcelados em 2023 e mais 7% de reajuste em 2024.

O reajuste total aplicado ao vale-alimentação será de 21,69% e os demais benefícios de 14,62% até março/2024. Além disso, as negociações com mobilização garantiram aumentos salariais para diferentes categorias, como Guarda Civil Municipal, arquitetos e engenheiros. Garantimos o cadastramento dos servidores para a inclusão destes em Programas Habitacionais da Prefeitura.

Lutamos e conquistamos a criação do cargo estatutário de agente de apoio escolar e a abertura de concurso público este ano para esse e vários outros cargos. Revertemos as ameaças de terceirização das cozinhas das escolas municipais e, no final de 2023, foi realizado concurso público para agentes de serviços de cozinha I e II, e os primeiros aprovados já estão ingressando na Prefeitura. Cerca de 1350 novos servidores ingressaram em Diadema, porém, o número de aposentadorias e exonerações foi superior.

Restabelecemos a Mesa de Negociação Coletiva na Secretaria de Educação e avançamos com a suspensão de medidas que retiravam direitos das/os professoras/es. Na Saúde, depois de muita luta, a PMD reconheceu o direito à contagem de tempo de serviço na pandemia para efeitos de biênio, quarta parte e licença-prêmio para todos os servidores, recuando da posição inicial de que só os considerados “linha de frente” teriam o direito.

Este ano teremos eleições municipais e o debate sobre a cidade estará em pauta todos os dias. A luta para a garantia dos direitos da população caminha junto com a valorização dos trabalhadores do serviço público. Vamos, juntos, avançar em nossas conquistas em 2024!