Quinta-Feira, 02 de Maio de 2024
Direção do Sindema representa servidores de Diadema na Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, em Foz do Iguaçu (PR)

A vice-presidente Adriana Luna, e os membros direção Executiva do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema, Estela Baptista, Renilva Mota e Dário D'mão participaram da Jornada Latino-Americana e Caribenha representando os servidores públicos municipais de Diadema e o movimento sindical do ABC paulista.

O evento aconteceu entre os dias 22 e 23 de fevereiro em Foz do Iguaçu, no Paraná, e teve como tema principal o “fortalecimento de novos processos de integração regional e unidade popular, social e política”.

No centro dos debates, a crise sistêmica do capitalismo, guerras, ameaças à soberania dos povos, contexto cultural, econômico e político, e os desafios dos países da América Latina em um contexto de avanço da extrema direita em todo o planeta.

Também se discutiu sobre a luta anti-imperialista e ações de solidariedade, com destaque para os povos cubano e venezuelano, e de povos vítimas do imperialismo e do neocolonialismo, como os palestinos.

Estela Baptista comentou a participação do Sindema na Jornada e elogiou a organização do evento, que ficou sob responsabilidade do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra. “Tivemos o privilégio de conhecer outras culturas e povos diferentes com a participação de pessoas de mais de 20 países e a organização do MST foi perfeita”, disse.

A interação da delegação do Sindema na Jornada em Foz do Iguaçu foi muito satisfatória, como explica Estela. “É muito gratificante quando estamos em atividades fora do nosso município e ver o quanto somos reconhecidos pelo nosso trabalho em Diadema. O Sindema é sinônimo de luta da classe trabalhadora”, declarou.

A diretora do Sindema destacou, entre tantas atividades, a participação da vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, e do jornalista e fundador do site Opera Mundi, Breno Altman, que lançou seu livro ‘Contra o Sionismo: Breve história de uma doutrina colonial e racista’, retratando a doutrina colonial e racista do estado de Israel.

Já o ex-presidente Mujica ressaltou “a importância de irmos para as ruas em nome da democracia”. Outra participação especial na Jornada que Estela destacou foi a do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Sílvio de Almeida, que fez um forte discurso contra toda forma de preconceito e contra a fome no Brasil e no mundo.

De acordo com os organizadores, participaram do evento mais de 1500 pessoas de 20 países da região. Eram dirigentes sindicais, como o Sindema; estudantes, militantes de movimentos e organizações populares, como a Marcha Mundial das Mulheres do ABC; representantes de partidos políticos; além de parlamentares do campo da esquerda.