Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024
Boletim especial da campanha salarial 2021: balanço das negociações com PMD

No mês de março, o sindicato realizou as plenárias setoriais e a assembleia geral para a aprovação da Pauta de Reivindicações.

Mas negociações com o governo Filippi começaram em janeiro para tratar do pagamento da parte patronal e das parcelas do acordo com o Ipred. Em Plenária com os servidores, o secretário de Finanças e o superintendente do IPRED apresentaram proposta que está sendo cumprida. A gestão anterior foi marcada por calote no pagamento da dívida e da parte patronal.

As reuniões e mesas de negociação com a Secretaria da Educação resultaram em avanços importantes tanto na manutenção das aulas remotas, quanto no atendimento de parte das reivindicações.

A Mesa de Negociação para tratar de reajuste e benefícios começou há 35 dias e já aconteceram 4 reuniões, estando a próxima rodada marcada para o dia 10 de junho.

Negociações Sindema e  PMD  2021

Realizadas de março a maio

·         Retomada do pagamento da parte patronal e proposta e pagamento das parcelas do acordo. Realização de Novo Estudo Atuarial e a definição de nova alíquota suplementar até julho de 2021.

·         Suspensão do atendimento presencial nas escolas em abril.

·         Suspensão do atendimento presencial na Cultura.

·         Atendimento da reivindicação de revezamento entre os servidores, testagem e notificação dos casos de COVID na SASC.

·         Pagamento da insalubridade aos servidores operacionais da educação.

·         Retomada da Suplementação dos professores.

·         Retomada do pagamento do abono regência aos professores.

·         Pagamento da jornada suplementar para coordenadoras e coordenadores pedagógicos referente ao mês de janeiro de 202.

·         Lei que estabelece a negociação coletiva.

·         Continuidade do ensino remoto e vacinação na educação.

Em negociação

·         Piso salarial – Agente de Cozinha I

·         Piso das Agentes Comunitários de Saúde e Endemias

·         Reajuste no Vale Alimentação

·         Reajuste no Vale Refeição

·         Reajuste das perdas da inflação

·         Reajuste Subsídio do Convênio Médico

·         Regimento Interno proposto pelos servidores da secretaria de esporte e realização de concurso público

Na pauta de reivindicações

·         Lei e Normas sobre Assédio Moral

·         Concurso Público e Terceirizações

Vitória da categoria! Continuidade das aulas remotas na pandemia!

Apesar dos municípios vizinhos – São Paulo, São Bernardo, São Caetano e Santo André – terem retomado as aulas presenciais este ano, em Diadema a luta do Sindicato, com a categoria mobilizada, garantiu que as aulas presenciais continuem suspensas e a comunidade escolar protegida.

Neste ano, através de 4 decretos, a Prefeitura adiou o retorno das aulas presenciais, agora marcada para 27 de julho.

O controle da pandemia, as condições sanitárias das escolas, a vacinação de todos e todas que trabalham na educação são condições obrigatórias para o retorno híbrido das aulas presenciais.

Estamos alertas e seguimos na luta!

Assembleia autoriza a continuidade das negociações

Assembleia realizada no dia 2 de junho debateu o balanço das negociações e entendeu a necessidade de prosseguir nas negociações para avançar nas pautas econômicas. Foi apresentada também a tramitação acelerada da Reforma Administrativa que Bolsonaro enviou para o Congresso Nacional, entre outras medidas, acabando com a estabilidade e com os concursos públicos e legalizando as contratações precárias e sem direitos estatutários.

Encaminhamentos da Assembleia

·         Intensificar as ações na Câmara Municipal para apoio e pressão para a conclusão das negociações com o atendimento das reivindicações da pauta econômica da Campanha Salarial.

·         Cobrar da Secretaria de Saúde o atendimento das demandas do setor, com destaque para o pagamento da insalubridade dos servidores afastados por COVID, que estão sendo penalizados com o desconto.

·         Fazer material específico da Saúde denunciando o desmonte das políticas públicas em especial do SUS e relacionando aos ataques aos trabalhadores pelo governo Bolsonaro.

·         Realizar ações para pressionar a Prefeitura a convocar imediatamente os aprovados nos concursos públicos.

·         Estimular a categoria a atuar nas redes sociais, usando os materiais da Campanha Salarial, pautando os problemas econômicos e de condições de trabalho do funcionalismo, inclusive nas lives do Prefeito.

·         Organizar e mobilizar a categoria para participar das ações virtuais e presenciais contra a aprovação da PEC 32 rumo à greve geral do serviço público. Utilizar o carro de som esclarecendo a população e mobilizando os servidores contra a PEC 32 – Reforma Administrativa.

Vamos derrotar a PEC 32! A hora é agora!

Com a CPI da Covid fica evidente para o país e para o mundo que Bolsonaro é o maior aliado do vírus e começam a aparecer as divergências no bloco das classes dominantes que apoiam o governo genocida.

Mas é principalmente a luta de massas, de ruas que foi retomada no dia 29 de Maio, com milhares de pessoas nas ruas que pode derrotar a destruição de direitos promovida pelo governo federal.

É nossa tarefa mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras dos serviços públicos, e ao mesmo tempo articular esta luta junto das lutas sociais  que reacenderam no país.

As Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, estão convocando um novo ato nacional no para o dia 19 de Junho. A luta contra a PEC 32, o Cancela Reforma Administrativa,  tem que entrar na pauta junto com vacinação em massa, auxilio emergencial de 600, o fim das privatizações e a defesa do Serviço Público.

Em defesa da vida e dos direitos, com todos os cuidados sanitários, vamos às ruas no 19 de junho!

‘‘A Reforma Administrativa faz mal ao Brasil – Cancela a Reforma Já!’’

Rumo à Greve Geral!

No dia 31 de maio, as Centrais Sindicais estaduais (CUT-SP, CTB-SP, CSP Conlutas, Força Sindical, UGT, Nova Central, Intersindical Central e Pública), sindicatos e outras entidades de representação do funcionalismo público no estado de SP, decidiram de forma unitária, uma série de ações de mobilização ao longo do mês de JUNHO e construir data para o DIA ESTADUAL DE PARALISAÇÃO COM ATO CONTRA A PEC 32 E RUMO À GREVE GERAL!

Importante toda a categoria pressionar os os deputados federais através do site: (https://napressao.org.br/campanha/diga-nao-a-reforma-administrativa);

Todos juntos para derrotar a PEC 32! Mobilize. Participe! Faça a sua parte!