Domingo, 05 de Maio de 2024
Parceria entre Sindema e curso de Psicologia da PUC-SP completa primeiro semestre

A parceria entre o Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema e o curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, especificamente na área da psicologia social do trabalho e saúde do trabalhador, está completando o primeiro semestre neste mês de julho.

A parceria teve início em abril deste ano e serviu para garantir atendimento psicológico a cerca de 15 trabalhadoras e trabalhadores da Prefeitura de Diadema que procuraram ajuda do sindicato, sobretudo no contexto do avanço da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Sindema e PUC-SP são parceiros em projeto com estudantes de Psicologia
Convênio entre PUC e Sindema garante atendimento psicológico na pandemia
Estagiários da PUC-SP no Sindema apresentam projeto sobre assédio moral

Kátia Cheli, secretária de Políticas e Direitos Sociais do Sindema, analisa que “foi muito importante esta parceria com os estagiários de Psicologia da PUC neste momento de pandemia que afeta diretamente a saúde mental das servidoras e servidores”.

Em sua opinião, “o estágio possibilitou o acolhimento e a escuta atenta para os servidores que buscaram este atendimento especializado”. “Mesmo com nossos encontros acontecendo de modo virtual, conseguimos criar vínculos e produzir a cartilha sobre assédio moral elaborado com uma linguagem de fácil compreensão e que muito nos auxiliará nas rodas de conversa que faremos nos equipamentos da PMD”.

Kátia afirma que “o Sindema cumpriu seu papel ao passar para os estagiários a realidade do dia a dia do sindicato e das nossas lutas com foco na promoção e prevenção da saúde dos trabalhadores”.

Gabriela Braga, estudante do 7º semestre, avalia que o estágio foi “muito enriquecedor”. Ela afirma que ficou “muito feliz que mesmo com as limitações geradas pelo modelo remoto do estágio porque conseguimos construir projetos importantíssimos para a promoção de saúde para as trabalhadoras e trabalhadores”.

“Pessoalmente, também vejo que estagiar no Sindema contribuiu enormemente para a minha formação profissional, ampliando meus conhecimentos acerca de saúde mental e de uma Psicologia crítica, e para a minha formação enquanto pessoa também, permitindo que eu me aprofundasse em temáticas fundamentais para o bem-estar de todos, e para uma sociedade realmente justa. Foi muito bacana compor esse projeto recheado de cuidado e de verdadeira parceria com as trabalhadoras do Sindema”, declarou.

Marcelo Bechara, também aluno do 7º semestre, considera que a parceria foi um sucesso. Ele explica que “a proximidade com o Sindema permitiu o contato com um sindicalismo que busca reafirmar sua legitimidade como instituição de representação e proteção dos trabalhadores”.

“Nos aproximar e conhecer o sindicato, ainda que de maneira remota, foi muito importante para o processo. atuamos em duas frentes de projetos: a elaboração da cartilha contra o assédio moral e o acolhimento psicológico dos trabalhadores sindicalizados. Foi interessante e inédito pesquisar sobre o assédio moral e extremamente desafiador realizar as sessões de acolhimento”, disse.

Marcelo explica que “o projeto de acolhimento dos trabalhadores sindicalizados foi atravessado pelas demandas que surgiram no período pandêmico, iniciado em 2020”. “Sendo assim, foi uma experiência marcada por um período difícil, histórico. A sensação de concluir o semestre é a de satisfação com o que foi desenvolvido e aprendido, comentou.

Andréia Garbin, professora do curso de Psicologia da PUC-SP, destacou o momento em que a parceria foi concretizada, pois os profissionais da PMD estão na linha de frente do enfrentamento à pandemia da Covid-19. A professora também destacou a ampliação do diálogo entre o sindicato e toda categoria ao divulgar o serviço de atendimento psicológico.

“Em relação aos alunos, o aprendizado foi de diversas naturezas ao mostrar o que é uma entidade sindical e como se apresenta a luta por direitos da classe trabalhadora, e teve um aprendizado voltado à produção e divulgação do tema da psicologia e da saúde mental. E houve também o aprendizado relacionado à escuta das trabalhadoras e trabalhadores e outras, neste momento, relacionadas à pandemia”, declarou.

Por fim, Garbin enalteceu “o acolhimento que os estudantes receberam por parte de toda diretoria do sindicato, em especial por parte da Ana Maria e da Kátia, que mantiveram um contato semanal de modo que houve uma formação e um aprendizado que aconteceu nesses encontros de troca de informações e de ideias”.

“Nós já manifestamos o nosso total interesse na manutenção desta parceria e na ampliação das possibilidades de projetos e de outras iniciativas que possam surgir no futuro”, concluiu.