Sábado, 11 de Maio de 2024
‘A livre negociação entre as partes’ não funciona bem assim...

Tem circulado nas redes sociais notícia acerca do cancelamento de PLANOS DE SAÚDE EMPRESARIAS DA NOTREDAME e muitos servidores alarmados, tem procurado o SINDICATO. A Direção do SINDEMA esclarece que o CONVÊNIO MÉDICO OFERECIDO PELO SINDICATO, é COLETIVO POR ADESÃO, logo não se encontra dentre os Planos de Saúde Empresariais que estão sendo objeto de cancelamento pela operadora de saúde noticiados pela mídia.

Ainda assim, temos que ter clareza que a partir do momento que a comercialização de determinado plano de saúde deixa de trazer “vantagens”, de gerar LUCRO para a Operadora de Saúde, esta pode rescindir o contrato de prestação de serviço, desde que informe com 60 dias de antecedência, o tomador de serviço, seja entidade sindical ou empresa.

Nessa guerra, infelizmente, a “negociação entre as partes” não é nem um pouco “livre”, já que os trabalhadores acabam ficando reféns das operadoras que concentram o monopólio da prestação de serviço: dados de maio/2023, indicavam que as nove maiores operadoras de saúde do Brasil, atendem mais de 41,58% de todos do 50,2 milhões de pessoas com planos médicos privados no Brasil.